Deputados destacam postura das TVs americanas que tiraram do ar discurso mentiroso de Trump

Brasília, sexta-feira, 6 de novembro de 2020 - 15:58

POLÍTICA

Deputados destacam postura das TVs americanas que tiraram do ar discurso mentiroso de Trump


Por: Nathália Bignon*

Donald Trump alegava fraude nas eleições do país sem apresentar qualquer prova quando teve declaração interrompida pelas maiores TVs do país.

Reprodução da Internet

A interrupção do discurso do presidente americano Donald Trump pelas três maiores emissoras dos Estados Unidos provocou reações também no Brasil. Nesta sexta-feira (6), o vice-líder do PCdoB, deputado Márcio Jerry (MA), usou a “saia justa” envolvendo o republicano para questionar o comportamento da mídia brasileira diante da propagação das fake news feitas por Jair Bolsonaro (sem partido).

“Imagina a imprensa brasileira interrompendo fala do Bolsonaro toda vez que ele mentir. Ele sumiria... Nos EUA, o poder democrático da comunicação foi exercido em defesa da nação contra um presidente mentiroso e irresponsável”, opinou o parlamentar.

Na noite desta quinta-feira (5), após Trump fazer uma série de alegações de fraudes eleitorais sem apresentar nenhuma evidência, as três maiores emissoras do país – ABC, CBS e NBC – suspenderam a transmissão do mandatário.

Falando na Casa Branca, Trump reclamou que observadores republicanos não foram autorizados a acompanhar a apuração de perto e disse que um grande trabalho jurídico está em andamento para questionar a contagem em vários estados. O presidente, no entanto, não apresentou nenhuma prova, indício ou testemunho que embasassem suas alegações.

O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) também comentou o assunto. Para ele, a atitude da imprensa norte-americana é merecedora de destaque. “A imprensa americana interrompeu a transmissão do discurso de Trump para não dar espaço à mentira. O mundo democrático aguarda a posição da OEA, tão valente com os países latino-americanos, condenando o fascista”, disse.

No Brasil, de acordo com dados do site Aos Fatos, até esta quinta-feira (5), Bolsonaro havia dado 1.825 declarações falsas ou distorcidas sobre os mais variados temas. A base do portal avalia todas as declarações do presidente brasileiro desde a posse, a partir de checagens semanais, que podem ser filtradas por assunto, da economia até a pandemia do coronavírus.

*Ascom deputado Márcio Jerry









Últimas notícias

Notícias relacionadas

Sobre nós
Contatos

Área Restrita
Login
Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, anexo II, sala T-12
Brasília-DF - 70160-900 - Telefone: 55 (61) 3215-9732
ascompcdobcd@gmail.com