O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente, publicou no Twitter não entender por que a atual embaixadora Maria Teresa Belandria está no cargo se o Brasil reconhece Guaidó como presidente.

Para a deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) a diplomacia brasileira chega ao seu nível mais baixo.

“Teleguiada por Eduardo Bolsonaro a política externa brasileira é rasteira e destruidora. Agora apoiam invasão de território estrangeiro, como acontece neste momento na embaixada da Venezuela. Desmoralização total do Itamaraty”, criticou a parlamentar.

A líder da Minoria na Câmara dos Deputados, Jandira Feghali (PCdoB-RJ), considerou a situação gravíssima.

“Pelo que fomos informados, ao menos 30 invasores ainda estariam no local. Claramente orquestrado para ocorrer durante a reunião do BRICs em Brasília, que fechou acessos e dificultou a chegada de outros funcionários e militantes à embaixada.

Segundo ela, trata-se de um ato hostil àquele país e um atentado à soberania e à democracia.


“A Embaixada de qualquer país é território estrangeiro. O Eduardo Bolsonaro por não conseguir ser embaixador, estimula uma invasão e uma loucura diplomática contra a Venezuela?”, indagou a deputada Alice Portugal.

A presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann, disse que não houve deserção de pessoal diplomático e ninguém autorizou a entrada de apoiadores de Guaidó.

“Houve uma invasão violenta, que está sendo denunciada. O mais grave é o apoio e incentivo do governo Bolsonaro, violando convenção internacional”, protestou.


“O criador de confusão, incitador de violência, apoiador de golpes volta à cena pra estimular mais uma ilegalidade e criar confusão internacional. Embaixador é nomeado pelo governo legítimo de cada país e não pelo reconhecimento político de outro governo”, disse o deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ), referindo-se ao filho do presidente.

“Esse era o indicado para embaixador, né? Embaixada que seria um presente do papai para o filhinho mimado, por sinal”, ironizou o senador Humberto Costa (PT-PE). Segundo ele, os invasores estão uniformizados, dando uma clara demonstração de ação orquestrada na ambaixada.


Da redação