Na última quarta-feira (27), a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou requerimento da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), para realização de audiência pública destinada a discutir a importância da pós-graduação no país e os direitos dos pós-graduandos.

Para o debate, serão convidados os ministros da Educação, Renato Janine Ribeiro; e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo; a presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Tamara Naiz; e o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães.

Segundo Alice Portugal, o debate sobre a qualidade dos cursos de especialização no país é fundamental, já que a atual indústria da especialização cria, dia após dia, cursos que nem sempre estão de acordo com a legislação ou com o padrão exigido pelo Ministério da Educação. A parlamentar também destaca a importância de ouvir os pós-graduandos. A ANPG apresenta uma série de requisições, em que estão inclusos o estabelecimento de mecanismo de reajuste anual dos valores das bolsas de pesquisa, a assistência estudantil , a universalização e a valorização das bolsas de pesquisa. “Trata-se de pauta ampla, porém factível, que necessita ser submetida ao debate neste Colegiado”, enfatiza a deputada. O debate ainda não tem data marcada.