A Câmara dos Deputados realizou nesta quarta-feira (11) uma comissão geral para debater os desafios da agricultura familiar no país. Responsável por 70% da produção de alimentos que chega à mesa dos brasileiros, a agricultura familiar vem sofrendo com falta de investimento e desmonte de políticas públicas, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Segundo Paulo Ricardo Souza, secretário de Políticas Agrícolas da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/BA), o governo Bolsonaro tem ignorado as demandas dos agricultores familiares.

“A gente tem percebido que nos últimos anos que a agricultura familiar tem passado diversas dificuldades. A gente traz alterações na proposta do Pnae, por exemplo, mas esse governo não trata. São programas que colocam renda na agricultura familiar e o desmonte dessas políticas levam essas famílias a grandes dificuldades. A pandemia também dificultou ainda mais a vida desses produtores”, disse.

Vânia Marques, agricultora familiar e secretária de Política Agrícola da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), afirmou que é preciso pensar na concepção da produção no campo e garantir mecanismos para os produtores e suas famílias possam permanecer no campo.

“Queremos que as pessoas possam produzir e viver no campo, mas os agricultores têm encontrado dificuldade, inclusive tecnológica, para acessar o crédito em programas como o Pronaf; além disso, preciso de assistência técnica e ela não pode ser apenas digital. Se vemos dificuldade de acesso na cidade, imagina isso no campo. Temos outros gargalos que precisam ser resolvidos, como a habitação rural, a saúde integrativa, esporte, lazer, educação. Não é possível falarmos em permanência no campo se não temos opções nesse campo”, destacou.

Para o deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), que acompanha de perto as demandas do setor, a realização da comissão geral foi oportuna para trazer de forma ampla ao Parlamento o debate sobre as necessidades que envolvem a agricultura familiar.

“Todos afirmam a importância do papel da agricultura familiar, mas poucos se debruçam sobre o tema. Precisamos adotar medidas para materializar o reconhecimento do papel da agricultura familiar. Temos um país com terras agricultáveis, água, e poderíamos transformar esse país num grande produtor de alimentos saudáveis. Mas temos desafios permanentes, como levar a tecnologia, financiamento, dar condições a esses trabalhadores. A pauta está posta. Agora, precisamos garantir esse debate”, disse.