Câmara lança campanha contra violência política de gênero

Brasília, quarta-feira, 11 de dezembro de 2019 - 16:20

POLÍTICA

Câmara lança campanha contra violência política de gênero


Por: Da Redação

Fale Conosco da Câmara receberá denúncias a respeito de situações de violência política contra mulheres em órgãos públicos nas esferas federal, estadual e municipal.

Richard Silva/PCdoB na Câmara

Com o slogan “Uma letra muda todo o conceito”, a Câmara dos Deputados lançou, nesta quarta-feira (11), uma campanha contra a violência política de gênero. A ação é resultado de uma parceria entre a Liderança da Minoria, a Secretaria da Mulher e a Primeira-Secretaria da Câmara, e tem como objetivo denunciar as hostilidades e agressões enfrentadas pelas mulheres que ocupam ou disputam os espaços de poder, assim como trazer uma reflexão sobre a importância da presença e resistência feminina nesses espaços.

Esse tipo de violência repete situações vividas historicamente por mulheres como a desqualificação moral, depreciação, uso de estereótipos, piadas e a falta de igualdade de oportunidades.

A líder da Minoria, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), destacou a importância da ação.

“Essa não é uma campanha partidária, de frente ou bancada. É uma campanha da Câmara dos Deputados, que vai permanecer nas redes de comunicação da Casa. A violência política de gênero alcança todas as mulheres que buscam protagonizar no espaço político e no ano que vem, que é um ano eleitoral, pode alcançar ainda mais mulheres que querem se colocar nas disputadas eletivas. Nós sofremos nas candidaturas e se nos elegemos sofremos ainda mais. Precisamos reagir a isso”, destacou.

Representante da ONU Mulheres, Fernanda Papa apontou a expectativa de que a campanha possa contribuir para a coleta de dados sobre o tema.

“Este é um assunto que ainda está silenciado, pouco comentado, mas muito presente. E sobre o qual faltam dados, mas não faltam fatos. Esperamos que essa campanha possa contribuir para quebrar os silêncios e proteger as silenciadas”, apontou.

Como parte da campanha, o Fale Conosco – sistema de atendimento ao cidadão da Câmara – vai passar a receber denúncias a respeito de situações de violência política contra mulheres em órgãos públicos nas esferas federal, estadual e municipal. A denúncia poderá ser feita anonimamente.









Últimas notícias

Notícias relacionadas

Sobre nós
Contatos

Área Restrita
Login
Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, anexo II, sala T-12
Brasília-DF - 70160-900 - Telefone: 55 (61) 3215-9732
ascompcdobcd@gmail.com