Petrobras deve fornecer combustível a navios iranianos parados no Paraná, decide Toffoli

Brasília, quinta-feira, 25 de julho de 2019 - 11:2

MUNDO

Petrobras deve fornecer combustível a navios iranianos parados no Paraná, decide Toffoli


Por: Da Redação     |    

Por temer sanções dos EUA, a Estatal vinha se negando a vender combustível para os dois navios.

João Andrade - Reuters
O navio iraniano Bavand próximo ao porto de Paranaguá, no Paraná

O presidente do STF, ministro Dias Toffoli, determinou na noite desta quarta-feira (24) que a Petrobras forneça combustível a dois navios iranianos que estão parados há quase 50 dias no porto de Paranaguá (PR).

A deputada Perpétua Almeida, que já havia criticado o episódio de não abastecer os navios iranianos em portos brasileiros, se manifestou por meio do Twitter assim que a decisão foi noticiada. “Até que enfim, as coisas são colocadas no seu devido lugar! Bolsonaro não pode aceitar a extraterritorialidade de leis dos EUA, ferindo nossa soberania e os interesses nacionais. E a Eleva Química, brasileira, não está na tal lista de embargados pelos EUA”, afirmou.

Na decisão, Toffoli argumentou que a empresa brasileira Eleva Química - responsável pelas embarcações -  não está na lista de agentes sancionados pelos EUA.

O presidente do STF - que decidiu o caso após uma disputa judicial nas instâncias inferiores - também argumentou prejuízos causados à balança comercial do país com o Irã, que é o maior comprador de milho brasileiro.

Ele disse ainda que não há possibilidade de a Petrobras sofrer sanções dos EUA, uma vez que o reabastecimento será feito por ordem judicial.

 

Fonte: Folha de S.Paulo









Últimas notícias

Notícias relacionadas

Sobre nós
Contatos

Área Restrita
Login
Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, anexo II, sala T-12
Brasília-DF - 70160-900 - Telefone: 55 (61) 3215-9732
ascompcdobcd@gmail.com