PCdoB condena golpe e se solidariza com Evo e o povo boliviano

Brasília, segunda-feira, 11 de novembro de 2019 - 16:12

NOTA OFICIAL

PCdoB condena golpe e se solidariza com Evo e o povo boliviano

Em nota divulgada na noite de domingo (10), a Secretaria de Relações Internacionais do PCdoB condenou o golpe que levou a renúncia do presidente Evo Morales. Os comunistas também se solidarizaram com o presidente, o vice Alvaro Linera e o povo boliviano.

Divulgação

A nota do PCdoB expressa a indignação que tomou conta das forças democráticas e patrióticas frente ao golpe orquestrado pelas forças de extrema direita da Bolívia e que contou com o claro apoio dos Estados Unidos, como já havia denunciado o próprio Evo Morales e personalidades como Noam Chomsky. Segundo o PCdoB “o imperialismo dos EUA em conluio com governos comparsas da região desfere mais um golpe contra um povo latino-americano”.

Desde a eleição realizada em 20 de outubro a oposição contesta a vitória legítima de Evo Morales e, com apoio de governos direitistas como o de Jair Bolsonaro, gerou grave instabilidade no país e provocou agressões contra lideranças sociais e políticas ligadas ao Movimento ao Socialismo (MAS), partido de Morales. A nota do PCdoB chama atenção para o risco de sofrer violência que correm Evo Morales e seus correligionários e cobra providências das organizamos internacionais. “Que as organizações internacionais tão preocupadas em auditar as últimas eleições sejam tão ou mais atentas na condenação à violência e na salvaguarda da vida de Evo” afiram os comunistas.

Leia a nota:

O PCdoB condena energicamente o golpe perpetrado contra o legítimo presidente da Bolívia, Evo Morales, neste 10 de novembro de 2019. O imperialismo dos EUA em conluio com governos comparsas da região desfere mais um golpe contra um povo latino-americano. Toda nossa solidariedade a Evo, Linera, dirigentes do MAS e todo o povo boliviano. Que as organizações internacionais tão preocupadas em auditar as últimas eleições sejam tão ou mais atentas na condenação à violência e na salvaguarda da vida de Evo.

Brasília, 10 de novembro de 2019
Secretaria de Política e Relações Internacionais do PCdoB









Últimas notícias

Notícias relacionadas

Sobre nós
Contatos

Área Restrita
Login
Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, anexo II, sala T-12
Brasília-DF - 70160-900 - Telefone: 55 (61) 3215-9732
ascompcdobcd@gmail.com