Votação de contrato de partilha encerrará apreciação do Pré-sal na Câmara

Brasília, sexta-feira, 5 de março de 2010 - 13:11

SEMANA DE 8 A 12 DE MARÇO

Votação de contrato de partilha encerrará apreciação do Pré-sal na Câmara

Votação sobre a emenda Ibsen marcada para quarta-feira, encerra votação do último projeto do Pré-sal. PEC 300, das PMs, pode ter sua votação continuada. E sessão solene do Congresso Nacional homenageia o Dia Internacional da Mulher na terça-feira.

  
A retomada da votação do Projeto de Lei que cria o contrato em regime de partilha para exploração do Pré-sal foi marcada para quarta-feira, dia 10. Apreciação se reinicia com a votação do recurso contra a decisão do presidente Temer de arquivar a emenda Ibsen sem pô-la a voto.

A emenda Ibsen, último destaque pendente, pretende alterar de modo radical o rateio dos recursos de royalties e da participação especial sobre a produção de petróleo na plataforma continental entre estados e municípios, tanto em relação aos futuros contratos de partilha como aos atuais contratos de concessão das bacias de Campos e de Santos. O objetivo da emenda é fazer com que o rateio desses recursos seja feito conforme os critérios do Fundo de Participação dos Estados - FPE e do Fundo de Participação dos Municípios - FPM.

Caso o recurso seja rejeitado pelo Plenário, se encerrará a apreciação e a matéria seguirá para o Senado. Se aprovado o recurso, vota-se em seguida o mérito da emenda Ibsen. A votação será nominal.

Também estão previstas na pauta, para a terça-feira, a continuidade da votação da PEC 300, que cria piso nacional de remuneração para as polícias militares, a PEC dos Cartórios e a PEC que prevê a presença de mulheres nas Mesas do Senado, da Câmara e de suas comissões. Todas essas matérias são polêmicas e podem sofrer obstrução ou serem objeto de requerimento de adiamento.

Na quarta-feira pela manhã se dará a votação para escolha do representante da Câmara ao Conselho Nacional de Justiça. A votação é secreta, por cédula.

Senado e Congresso Nacional

No Senado, o Poder Executivo requereu, na quinta-feira passada, urgência constitucional para a tramitação do Projeto de Lei que cria a Petro-Sal, matéria que já se encontra naquela Casa, para revisão, desde dezembro do ano passado. Esse procedimento deve ser o mesmo para as demais proposições do Pré-sal à medida que elas cheguem ao Senado para revisão.

O Congresso Nacional fará sessão solene na terça-feira pela manhã em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Durante a sessão se fará a concessão da nona premiação do Diploma Bertha Lutz Mulher-Cidadã. Serão agraciadas este ano cinco mulheres cuja contribuição pela vida ou obra são consideradas relevantes para a luta de emancipação da mulher e a igualdade de gênero. Alice Portugal, como coordenadora da Bancada Feminina na Câmara dos Deputados, será oradora nesta sessão. Leci Brandão, artista e negra, será uma das homenageadas por indicação do PCdoB.

Nas comissões

Esta é a primeira semana de atividades das comissões permanentes com a nova composição e com as mesas eleitas na quarta-feira passada. As presidências de comissões destinadas ao Bloco de Esquerda foram ocupadas por Marcelo Serafim (Amazônia, PSB), Vieira da Cunha (Seguridade, PDT) e Dr. Ubiali (Desenvolvimento Econômico, PSB). Da Bancada, foi eleita Perpétua Almeida (AC) para primeira vice-presidente da Comissão da Amazônia e Evandro Milhomen (AP) para segundo vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico.

Ainda elegerão seus vice-presidentes na quarta-feira, as Comissões de Finanças e Tributação e de Relações Exteriores. Após a eleição a Comissão de Relações exteriores realiza reunião da qual consta o PL nº 4.791/09, de Aldo Rebelo  que submete ao Congresso a demarcação de terras tradicionalmente ocupadas pelos índios.

Mais detalhes dos trabalhos na Pauta da Semana








Últimas notícias

Notícias relacionadas

Sobre nós
Contatos

Área Restrita
Login
Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, anexo II, sala T-12
Brasília-DF - 70160-900 - Telefone: 55 (61) 3215-9732
ascompcdobcd@gmail.com