Deputadas criticam vídeo fake do Itamaraty sobre uso de máscaras

Brasília, quarta-feira, 14 de outubro de 2020 - 16:16

SAÚDE

Deputadas criticam vídeo fake do Itamaraty sobre uso de máscaras


Por: Da Redação

Conteúdo vai contra orientação da OMS sobre o uso da proteção facial para prevenção da Covid-19.

Reprodução da internet

O YouTube excluiu de sua plataforma um vídeo da Fundação Alexandre de Gusmão (Funag), órgão ligado ao Ministério das Relações Exteriores, por considerar que seu conteúdo tem o potencial "de causar danos físicos graves ou morte". Intitulada "A nocividade do uso de máscaras", a peça questiona evidências científicas relacionadas à pandemia da Covid-19.

Exibido no dia 3 de setembro, o vídeo é um recorte de palestra proferida por Carlos Ferraz, da Secretaria Nacional da Juventude do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, durante seminário da série denominada "A conjuntura internacional no pós-coronavírus".

Com o ciclo de palestras, a Funag tem colocado em suspeição a palavra de cientistas, médicos e jornalistas. Sem apresentar evidências científicas, o palestrante afirma que as máscaras fazem mal à saúde das pessoas saudáveis.

Após a remoção da peça pela plataforma, deputadas do PCdoB usaram suas redes sociais para repudiar a condução do governo Bolsonaro no combate à pandemia e cobrar do Itamaraty uma postura responsável no enfrentamento da crise sanitária.

A líder da Bancada na Câmara, deputada Perpétua Almeida (AC), considerou uma "vergonha" o fato de uma fundação ligada ao Itamaraty divulgar um vídeo afirmando que o uso de máscaras no combate à Covid-19 é nocivo à saúde. "Barão do Rio Branco está se remexendo no túmulo! Quando os diplomatas brasileiros vão reagir e dar um basta nisso!?", questionou.

Na peça, Ferraz declara que "a máscara não só é inócua no combate à pandemia, mas é também nociva, causa problemas de saúde". Além de não possuir qualquer fundamento científico, a declaração do palestrante vai contra a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o uso das máscaras ser fundamental para auxiliar o combate ao coronavírus. Isso porque o acessório reduz a quantidade de partículas virais expelidas, ajudando a conter a disseminação da doença.

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) também reagiu indignada: “Escandaloso: Governo divulgou no YouTube palestra de funcionário que dizia que máscara causa problemas para a população. Claro atentado à saúde pública! É crime! E não apresentou uma pesquisa sequer para essa baboseira”.









Últimas notícias

Notícias relacionadas

Sobre nós
Contatos

Área Restrita
Login
Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, anexo II, sala T-12
Brasília-DF - 70160-900 - Telefone: 55 (61) 3215-9732
ascompcdobcd@gmail.com