Durou pouco a armação de parlamentares bolsonaristas que acusaram levianamente o deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA) de assediar a armamentista Julia Zanatta (PL-SC) durante da sessão, realizada nesta terça-feira (11), da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados.

Quem assiste ao vídeo, sem nenhuma edição, percebe que o parlamentar chega perto de Zanatta e pede apenas respeito aos 40 anos de mandato de Lídice da Matta (PSB-BA), que no momento discutia com a bolsonarista.

Para produzir fake news, eles congelaram um frame do vídeo para forjar que o deputado colocou a cabeça no “cangote” da bolsonarista.

Luciana Santos, ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, e presidente nacional do PCdoB, diz que a armação é visível.

“O vídeo fala por si. Não se pode fazer política com base em manipulação de imagens, em fake news. O deputado Márcio Jerry é mais uma vítima da fábrica de mentiras que dissemina ódio em nosso país”, criticou. 

Questionada pelo O Globo, a líder da bancada do PCdoB na Câmara, a deputada Jandira Feghali (RJ) reiterou a versão do deputado, e declarou que Zanatta “vive de escândalos”.

“Acusação é absurda. É mentira, essa deputada vive de fake news, o vídeo responde. Ela estava agredindo outra deputada, membro da bancada feminina. Ela vive de escândalos. Ele falou perto dela para que parasse. Ela congelou a imagem e fez isso, como se fosse um assédio”, condenou a líder.

“A imagem divulgada fora de contexto distorce o que aconteceu. No tumulto e diante da agressão da deputada do PL contra a deputada Lidice da Mata, Marcio Jerry se aproximou e pediu respeito à parlamentar que tem 67 anos e 40 anos de mandatos eletivos”, diz nota do partido.

A liderança do PCdoB na Casa também divulgou nota: “Trata-se de uma acusação leviana promovida por aqueles que marcam sua atuação política pela construção de inverdades e que utilizam de instrumentos para tergiversar dos problemas reais e de suas responsabilidades frente a eles como representantes do povo brasileiro”.

 “O assédio e a violência sexual são causas reais e esta é uma luta diária, uma causa que não podemos brincar, muito menos usar como parte de disputa política. Os vídeos mostram claramente que o deputado Márcio Jerry não assediou a parlamentar. Assistam e tirem suas conclusões”, disse a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA).

O vice-líder do governo na Câmara, deputado Alencar Santana (PT-SP), afirmou que a extrema-direita mostra a cada dia que não tem limites éticos ou morais para fazer disputa política.

“Agora estão acusando o deputado Márcio Jerry com base em uma foto, quando existe um vídeo que desmonta completamente a acusação e expõe o caráter podre dos seus acusadores”, disse.