Conselho tem maioria para afastar Dallagnol da Lava Jato, diz CNN

Brasília, sexta-feira, 31 de julho de 2020 - 11:27

POLÍTICA

Conselho tem maioria para afastar Dallagnol da Lava Jato, diz CNN


Por: Portal Vermelho, com informações da CNN

Dos onze membros do Conselho do Ministério Público Federal, pelo menos oito são favoráveis à remoção do procurador-chefe da Lava Jato

Reprodução da Internet

Segundo reportagem da CNN, o Conselho Nacional do Ministério Público já possui maioria para punir o procurador-chefe da Força Tarefa da Operação Lava Jato, Deltan Dallgnol. “Ele tem que responder mais do que pela incontinência verbal”, afirmou à emissora um dos integrantes do Conselho, se referindo às postagens do procurador em suas redes sociais.

O conselho, que avalia a conduta dos membros do Ministério Público Federal, atualmente está funcionando com onze integrantes. Desses, pelo menos oito demonstram, nos bastidores, serem favoráveis à remoção de Dallagnol da Lava Jato, em um pedido apresentado pela senadora Kátia Abreu.

Outra possibilidade é uma suspensão disciplinar no caso em que o procurador publicou no Twitter contra Renan Calheiros, às vésperas das eleições do Senado.

Para a líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, deputada Perpétua Almeida (AC), Dallagnol vai responder pela tentativa de usar dinheiro da operação para criar uma fundação. “Nessas horas a gente diz o que? É ‘a volta do cipó de aroeira’? Dellagnol vai responder por ter tentado se apropriar de recursos públicos através da Fundação Dellagnol? É isso?”, escreveu a líder no Twitter.

Fundação

A criação da fundação foi suspensa, no ano passado, por decisão da justiça, após o STF (Supremo Tribunal Federal) entender que somente o governo tem autorização para administrar recursos públicos e não os investigadores da Lava Jato.

De R$ 2,5 bilhões, 80% viriam para o Brasil. Parte disso seria colocada em um fundo gerido por uma fundação independente criada pelo Ministério Público Federal. A sede da fundação seria em Curitiba. Tanto procuradores quanto promotores do Paraná teriam assento no órgão superior de deliberação da fundação.









Últimas notícias

Notícias relacionadas

Sobre nós
Contatos

Área Restrita
Login
Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, anexo II, sala T-12
Brasília-DF - 70160-900 - Telefone: 55 (61) 3215-9732
ascompcdobcd@gmail.com