Nesta quarta-feira (4), a deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) ocupou a tribuna da Câmara para cobrar um posicionamento do Ministério da Saúde em relação à falta do inseticida, que é utilizado para o combate ao mosquito Aedes aegypti no estado do Acre. Tal situação tem causado uma epidemia de dengue na maioria dos municípios acreanos.

“O Ministério da Saúde retirou aproximadamente 300 mil litros dos estoques de todo o País e não fez a substituição do inseticida retirado. Fico preocupada com a falta desses produtos, porque isso já coloca nosso estado e outras cidades brasileiras em estado de alerta. E nós sabemos que dengue mata e é de difícil controle depois que ocorre a epidemia. Por isso, a prevenção e os cuidados são urgentes e necessários”, justificou a parlamentar.

A deputada acreana ressaltou que, entre janeiro e o final de outubro deste ano, o Acre registrou 5.252 casos de dengue, um número 114,6% maior que no mesmo período de 2018. Ela alertou para as características da estação. “É nesse período de inverno amazônico que há uma maior proliferação da doença. Com a chegada das chuvas mais intensas no estado, não podemos nos descuidar nenhum momento”, afirmou.

Para Perpétua, “está havendo descaso e falta de planejamento por parte do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde do Acre (SESACRE), uma vez que estes órgãos deveriam saber que é exatamente neste período de maior intensidade das chuvas que as ações preventivas e ostensivas de combate ao mosquito necessitam de mais alertas”.

*Ascom Perpétua Almeida