Nesta quarta-feira (9), a deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) participou de uma reunião realizada no Palácio do Planalto com o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, e o secretário de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho. A reunião teve como tema a proteção social dos militares.

Perpétua disse que é necessário reconhecer a importância deste momento para as Forças Armadas e para as polícias e bombeiros nos Estados.

“Chegar até aqui já foi um avanço. Eu sempre defendi que houvesse dois projetos diferentes e me posicionei para que a gente encontrasse saída para uma previdência decente tanto para as Forças Armadas quanto para os policiais e bombeiros militares”, afirmou.

Para a parlamentar, a matéria em discussão ainda não é a ideal, mas já é uma grande vitória. “O fato de ser favorável a uma previdência para as Forças Armadas jamais me levaria a ser contrária à previdência das polícias e bombeiros. A gente ainda não chegou a um texto em que coloque e delegue funções para as unidades da Federação. O que não der para avançar aqui na Câmara, a gente acrescenta nos Estados”, sugeriu Perpétua.

À tarde, a deputada recebeu na Câmara dos Deputados representantes da Polícia Militar do Acre e de outros Estados, além de militares do Corpo de Bombeiros. Perpétua falou sobre os desejos diferentes das duas classes e pontuou a importância de que houvesse um consenso desde as primeiras discussões.

“Eu temia que chegássemos aqui hoje como estamos, com duas propostas diferentes. De um lado, algumas querem aposentadoria especial; do outro, isso já não é necessário. Precisamos ajustar alguns pontos”, concluiu a parlamentar.

*Ascom Perpétua Almeida