A Polícia Federal (PF) concluiu que o deputado bolsonarista André Fernandes (PL-CE), autor do pedido de instalação da CPMI do Golpe, incitou os atos golpistas do dia 8 de janeiro que resultaram na depredação dos prédios do Congresso, Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal.

“Depreende-se que ele coadunou com a depredação do patrimônio público praticada pela turba que se encontrava na Praça dos Três Poderes e conferiu ainda mais publicidade a ela (tendo em vista o alcance das suas redes sociais) restando, portanto, demonstrada sua real intenção com aquela primeira postagem, que era a de incitar a prática delituosa acima citada”, dizem os investigadores.

De acordo com a PF, o deputado bolsonarista publicou nas redes sociais “a imagem da porta de um armário vandalizado, naquele mesmo dia, do Supremo Tribunal Federal, contendo a inscrição do nome do ministro Alexandre de Moraes, na qual inseriu a seguinte legenda: ‘Quem rir, vai preso'”.

Na antevéspera dos atos golpistas, o parlamentar publicou que ocorreria o “primeiro ato contra o governo Lula”. “Estaremos lá!”, avisou o bolsonarista.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu abertura de inquérito por considerar que o parlamentar cometeu crime. Houve, segundo a PGR, prática de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

“Não há como um investigado investigar o crime que cometeu. O deputado tem de sair da CPMI do Golpe pelo seu envolvimento nos atos golpistas. Mais uma vez fica comprovada a narrativa mentirosa dos bolsonaristas, segundo a qual o governo Lula facilitou as ações dos golpistas para incriminar o governo anterior”, considerou o deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA). 

A líder do PCdoB, deputada Jandira Feghali, também se manifestou. “A Polícia Federal concluiu que André Fernandes, o deputado bolsonarista que pediu a instalação da CPMI dos Atos Golpistas, foi um dos incitadores dos ataques extremistas de 08 de janeiro.  Para a PF, o deputado “coadunou com a depredação do patrimônio público praticada pela turba que se encontrava na Praça dos Três Poderes”. Na CPMI, vamos expor esta e outras contradições dos bolsonaristas na comissão. Sem anistia pra golpista!”

 

“Os gritos dos bolsonaristas ontem tem motivo: acharam que iam ter um espaço pra espalhar mentiras e tentar se inocentar. Mas se depararam com quem quer investigá-los”, disse a deputada Erika Hilton (PSOL-SP), integrante da CPMI.

“Me chama a atenção que aqueles que estão sentados nos bancos dos réus possam bradar aqui como senhores da verdade. Essa CPI chamará aqui, para prestar esclarecimento, os mentores, os financiadores e todos aqueles que estiveram envolvidos, inclusive aqueles que estão sentados como membros nesta comissão”, disse a deputada Érika Kokay (PT-DF).

De acordo com o senador Humberto Costa (PT-PE), os bolsonaristas tentaram construir uma narrativa e desvirtuar os fatos. “Mas a verdade sempre acaba aparecendo: PF concluiu que o autor do pedido da CPMI do Golpe, deputado André Fernandes, incitou os próprios atos golpistas de 8 de janeiro”, afirmou.