Os deputados Orlando Silva (PCdoB-SP) e Daiana Santos (PCdoB-RS) denunciaram, nesta quarta-feira (24), a venda de um jogo na loja de aplicativos do Google, a Play Store, chamado “Simulador de Escravidão”, que consiste na compra, venda e açoite de pessoas negras escravizadas. “É desumano, nojento, estarrecedor. É criminoso”, afirmou Orlando Silva. Os parlamentares afirmaram que acionarão o Ministério Público por crime de racismo.

"Levarei o caso até as últimas consequências, de preferência com a prisão dos responsáveis", disse Orlando.

"Um app completamente ofensivo para o nosso povo. Estamos encaminhando uma denúncia de racismo ao Ministério Público", disse Daiana.

O jogo, já baixado por mais de mil pessoas, simula uma história onde um proprietário de escravos deve criar estratégias para “extrair lucros e evitar rebeliões e fugas”. A denúncia publicada, inicialmente, pelo perfil do deputado Orlando Silva, gerou grande repercussão e o Google retirou o jogo do ar no início da tarde desta quarta-feira.

Para Orlando Silva, a existência do “jogo” na plataforma aponta ainda para a urgência da regulação do ambiente digital.

“O PL 2630 é um passo nesse sentido ao regular parte desse ecossistema, que é mais amplo. A regulação das plataformas digitais é um imperativo da civilização contra a barbárie! PL 2630 SIM”, defendeu o parlamentar que é relator da matéria na Câmara.