As deputadas Alice Portugal (PCdoB-BA) e Margarida Salomão (PT-MG) realizarão, na terça-feira (8), audiência pública na Comissão de Educação da Câmara, para discutir a situação das Universidades e Institutos Federais que aguardam a nomeação dos reitores e reitoras eleitos.

O governo Bolsonaro tem retido a nomeação de reitores sem dar explicações para a demora. Em audiência no Senado, o ministro Abraham Weintraub (Educação) reconheceu que questões políticas têm relação com os atrasos.

“Não podemos permitir esta interferência do governo nas nomeações. A incerteza provocada pelo MEC e o desrespeito à vontade das comunidades acadêmicas estão criando uma situação de calamidade nos Institutos Federais e nas Universidades. Por isso, é fundamental que a Comissão de Educação discuta amplamente esta situação dramática das instituições”, justifica a parlamentar.

Na Bahia, por exemplo, a professora Luzia Mota foi eleita nova reitora do Instituto Federal da Bahia (IFBA), com mais de 32% dos votos, mas até o momento o MEC não ratificou sua nomeação, preferindo manter um reitor pró-tempore.

“O sentimento da comunidade é de insegurança em relação ao futuro. A instabilidade criada com a protelação da nomeação, em conjunto com o problema do contingenciamento orçamentário, tem impactado negativamente as atividades desenvolvidas pelo IFBA em toda Bahia”, afirma a reitora eleita.

A audiência contará com a presença de representantes da Andifes, Fasubra, Andes, Proifes, Sinasefe e UNE.

SERVIÇO:

Audiência pública sobre a nomeação de reitores de Universidades e Institutos Federais

Data/Horário: terça-feira, dia 8 de outubro, às 10 horas

Local: Plenário 10 – Anexo II da Câmara dos Deputados

*Ascom Alice Portugal