Deputados do PCdoB usaram suas redes sociais na manhã desta segunda-feira (30) para cobrar celeridade do Senado na votação da proposta que estabelece uma renda emergencial para trabalhadores informais e população de baixa renda. A medida foi aprovada na última quinta-feira (26) na Câmara e precisa do aval do Senado antes de seguir para sanção presidencial. A expectativa é de que o texto seja votado naquela Casa nesta segunda-feira (30).

"Esperamos que o Senado possa aprovar a renda emergencial da forma como saiu da Câmara para evitar atrasos na tramitação. Assim que aprovar por lá vamos cobrar segundo a segundo a sanção da medida e fazer com que Bolsonaro ponha esse dinheiro na mão das famílias", afirmou a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

O deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) também reforçou a cobrança. Segundo ele, a população necessita do auxílio urgentemente. "Muitas pessoas já sofrem com a escassez de recursos em casa, se  vendo sem opções e tendo que voltar às suas atividades mesmo com as orientações de ficar em casa, por isso é tão urgente aprovar a renda básica. Garanti-la é também garantir que o povo consiga ficar em casa e em segurança, ajudando também a conter o número de novos casos de Covid-19, pois o isolamento social tem sido a melhor forma de prevenção", pontuou Almeida.

Na última semana, a Câmara aprovou um auxílio emergencial de R$ 600,00 para pessoas de baixa renda e trabalhdores informais. O valor é o triplo do inicialmente anunciado pela equipe econômica do governo Bolsonaro e também é superior ao que estava sendo negociado inicialmente na discussão do projeto.

O auxílio será concedido durante três meses, podendo ser prorrogado enquanto durar a pandemia do novo coronavírus. O valor poderá chegar até R$ 1,2 mil por família.

A líder do PCdoB, deputada Perpétua Almeida (AC), reafirmou a importância do auxílio. "Para que a população possa ficar em casa e se cuidar é preciso ter certeza que terá condições de manter sua família. É necessário que haja alguma proteção. É isso que defendemos", afirmou.