Deputada quer debater ameaça de privatização da EBC

Brasília, quinta-feira, 1 de abril de 2021 - 15:56

COMUNICAÇÃO

Deputada quer debater ameaça de privatização da EBC


Por: Ascom deputada Alice Portugal

Alice Portugal (PCdoB-BA) lembra que governo articula desestatização da empresa pública de comunicação sem passar pelo crivo do Parlamento.

Reprodução da Internet

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) apresentou requerimento na Câmara dos Deputados solicitando realização de audiência pública conjunta das Comissões de Educação, de Cultura e de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática para discutir os riscos da privatização ou extinção da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

A parlamentar destaca que a EBC cumpre mandato constitucional previsto no artigo 223 da Constituição, que prevê a complementaridade dos sistemas público, privado e estatal. A despeito dessa previsão constitucional e da grande relevância dos serviços prestados pela ECB, o governo federal incluiu a empresa no Programa Nacional de Desestatização (PND), com possibilidade de privatização ou até mesmo extinção. O Poder Executivo também sinalizou que fará isso sem passar pelo crivo do Congresso Nacional.

“Bolsonaro quer privatizar a comunicação pública no Brasil. Os argumentos para desestatizar a EBC vão desde um suposto déficit que a empresa daria aos cofres públicos até o valor gasto com salários e baixa audiência de seus veículos. A rede pública traz mais diversidade e pluralidade porque não precisa se adequar a anunciantes e tem compromisso com a promoção da cidadania e da valorização da diversidade (cultural, regional, racial, etc) do país. Estamos em luta para barrar este retrocesso”, diz Alice, que é presidente da Comissão de Cultura da Câmara.

Para a audiência, a deputada solicitou que sejam convidados: Glen Lopes Valente, presidente da EBC, Fábio Faria, ministro das Comunicações, a jornalista Teresa Cruvinel, ex-presidente da EBC, e o jornalista Franklin Martins, ex-ministro-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República.
 









Últimas notícias

Notícias relacionadas

Sobre nós
Contatos

Área Restrita
Login
Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, anexo II, sala T-12
Brasília-DF - 70160-900 - Telefone: 55 (61) 3215-9732
ascompcdobcd@gmail.com