Deputados intensificam a luta contra os ataques aos servidores públicos

Brasília, quinta-feira, 24 de outubro de 2019 - 17:27

SERVIÇO PÚBLICO

Deputados intensificam a luta contra os ataques aos servidores públicos


Por: Ascom Alice Portugal*

A Frente Parlamentar Mista do Serviço Público foi reinstalada, nesta quarta-feira (23), com o Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados lotado.

Richard Silva/PCdoB na Câmara
Relançamento da Frente teve seminário sobre temas de interesse do serviço público

A principal pauta da Frente Parlamentar Mista do Serviço público é o enfrentamento propositivo à Reforma Administrativa a ser apresentada pelo atual governo. Diante da grande ofensiva contra o serviço público e seus servidores, a Frente atualiza seus pontos principais de atuação, no Congresso Nacional, para lutar e combater o conjunto de normas e projetos que prejudiquem os servidores e a população usuária. Essa Frente entende que uma reforma, para ser eficiente, só pode ser fruto de discussões mais amplas, ouvidos os servidores federais, estaduais e municipais, bem como a população que sente, na ponta, os efeitos práticos da atuação do Estado.

“Nosso objetivo é valorizar e ressignificar o serviço público no Brasil, que vem sofrendo ataques constantes no governo Bolsonaro, como a reforma da previdência e agora com a iminência de uma reforma administrativa, que não está sendo discutida com as categorias. Fortalecer o serviço público é fortalecer o atendimento à população”, disse a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), uma das coordenadoras da Frente.

No evento, a Frente lançou o “Manifesto em Defesa do Serviço Público” e reafirmou a confiança de parlamentares, de entidades sindicais e dos brasileiros no seu compromisso permanente, declarado desde seu lançamento, em 2007, de atuar na defesa dos direitos e garantias dos servidores públicos. Este compromisso de barrar projetos que tramitam no Congresso Nacional com o objetivo de aniquilar o arcabouço de leis de proteção ao servidor público foi reafirmado, em 13 de setembro de 2016, quando a Frente foi relançada sob a coordenação do senador Paulo Paim (PT-RS) e da deputada Alice Portugal.

A Frente Parlamentar do Serviço Público, nesta nova legislatura, pretende organizar eventos de discussão em todos os estados e no DF, abordando as propostas e promovendo a atuação parlamentar integrada, tanto no Congresso Nacional, quanto nas bases eleitorais dos parlamentares.

A Frente atuará sob coordenação colegiada: deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), senador Paulo Paim (PT-RS), deputado Danilo Cabral (PSB-PE) e senadora Zenaide Maia (PROS-RN).

Durante o relançamento, foi realizado ainda seminário com o tema “As Expectativas com as Reformas Administrativa e Sindical”, que foi dividido em três painéis. O primeiro ministrado por Rubens Bias, que falou sobre “O desmonte do serviço público e as consequências para a sociedade”; a segunda palestra, de Vladimir Nepomuceno, sobre “As expectativas dos trabalhadores no serviço público com as reformas propostas”; e a terceira exposição, de Luís Fernando Faria, sobre “A Reforma Sindical com foco na organização sindical no serviço público”.

A mesa de abertura, sob a presidência da deputada Alice, foi composta por representantes das centrais sindicais: CUT - Central Única dos Trabalhadores; CTB - Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil; CSP – Conlutas; NCST - Nova Central Sindical de Trabalhadores; UGT- União Geral dos trabalhadores; Pública – Central do Servidor; Intersindical; ISP – Internacional do Serviço Público; e a ANFIP – Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil.

*Com informações da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público.









Últimas notícias

Notícias relacionadas

Sobre nós
Contatos

Área Restrita
Login
Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, anexo II, sala T-12
Brasília-DF - 70160-900 - Telefone: 55 (61) 3215-9732
ascompcdobcd@gmail.com