PCdoB quer seguro-desemprego para pescador em caso de dano ambiental

Brasília, quarta-feira, 23 de outubro de 2019 - 15:41      |      Atualizado em: 24 de outubro de 2019 - 12:6

POLÍTICA

PCdoB quer seguro-desemprego para pescador em caso de dano ambiental


Por: Da Redação

Comunistas apresentam projeto de lei para alterar legislação atual e garantir seguro-desemprego aos pescadores artesanais em caso de danos ambientais, como o derramamento de óleo que atinge as praias do Nordeste.

Reprodução da Internet
Óleo já atinge mais de 200 pontos do litoral nordestino

A Bancada do PCdoB na Câmara apresentou o Projeto de Lei (PL) 5626/2019 nesta quarta-feira (23) para garantir ao pescador artesanal seguro-desemprego no valor de um salário mínimo mensal em caso de dano ambiental na região de atuação e que prejudique a atividade. A proposta foi protocolada após o derramamento de óleo que atinge as praias do Nordeste.

O texto altera o artigo 1º da Lei nº 10.779/2003, incluindo a excepcionalidade de tragédias ambientais. De acordo com a justificativa da proposta, a contaminação do litoral nordestino pelo petróleo deixa um rastro tóxico por milhares de quilômetros e tende a permanecer durante muitos anos no meio ambiente, prejudicando a atividade pesqueira na região.

Com a contaminação das águas, a única fonte de subsistência dos pescadores fica comprometida, motivo pelo qual os parlamentares fazem a inclusão deste tipo de catástrofe na legislação em vigor para concessão do benefício.

Para o líder do PCdoB na Câmara, deputado Daniel Almeida (BA), o projeto é fundamental para garantir proteção mínima às famílias que dependem da pesca em regiões afetadas. "Encaminhamos um projeto de lei para garantir que o pescador e aqueles que tenham a sua atividade relacionada ao mar possam ter acesso a uma remuneração no período em que houver desastre ecológico, que impeça o exercício da sua atividade. É uma forma de garantir uma proteção mínima à vida dessas pessoas", disse

A proposta ainda será designada para as comissões permanentes da Casa.
 









Últimas notícias

Notícias relacionadas

Sobre nós
Contatos

Área Restrita
Login
Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, anexo II, sala T-12
Brasília-DF - 70160-900 - Telefone: 55 (61) 3215-9732
ascompcdobcd@gmail.com