O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) anunciou, nesta quarta-feira (22), que a taxa básica de juros, a taxa Selic, será mantida em 13,75% ao ano – o que prejudica a retomada do crescimento do país. Esta e a quinta vez consecutiva que a Selic é mantida neste patamar.

A líder do PCdoB na Câmara, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), criticou a manutenção da Selic em 13,75%. “O povo quer emprego e desenvolvimento, não juros estratosféricos. Seguiremos pressionando até que o BC reveja esta política fracassada, que mantêm milhões na miséria. O que o Banco Central espera com uma taxa de juros extorsivas? Travar a economia e incapacitar o país de gerar de empregos”, destacou a parlamentar.

É a segunda reunião do Comitê sob o governo Lula e foi marcada pela pressão pela queda de juros, que não aconteceu.

Na terça-feira (21) entidades dos movimentos social, sindical e estudantil promoveram atos em todo o Brasil exigindo a redução dos juros com o denominado “Dia de Luta por Juros Baixos! Fora Campos Neto”. A pressão também tem vindo do governo federal. O presidente Lula não tem medido críticas aos juros abusivos.

Para o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), a decisão do Banco Central de manter a Selic em 13,75% demonstra a “captura do Estado pelo rentismo”. “Não há justificativa técnica, não há padrão internacional. O que há é uma espécie de politização às avessas: se o país pede água, o BC dá vinagre. Sabotagem”, afirmou.