A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) aprovou nesta quinta-feira (28) requerimentos na CPI do Derramamento de Óleo no litoral brasileiro, solicitando o comparecimento do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, do Comandante da Marinha do Brasil, do presidente da Petrobras, do diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), do presidente do Ibama, entre outras autoridades, para prestarem esclarecimentos sobre este desastre ambiental. Além disso, a deputada convida especialistas da UFBA, UFPE, UFAL, UFRJ e do INPE para contribuírem com o debate.

“A nação brasileira precisa saber o porquê da demora do governo em tomar as devidas providências e o que está sendo feito para diminuir os impactos desse desastre que é considerado o maior da história do litoral brasileiro. A área contaminada se estende por 2.500 km da costa brasileira. É necessário buscar a origem, as medidas e uma ação proativa na legislação. Estamos há 10 anos do acidente do Golfo do México (EUA) e até hoje a fauna e a flora marinha no local ainda não foram recuperadas. Dessa forma, esta CPI tem a missão de não apenas trabalhar no campo da punição, mas também realizar um diagnóstico para saber como os resíduos contaminam o nosso ecossistema”, explica Alice.

Na CPI, a deputada Alice irá defender que o seguro-defeso aos pescadores atingidos pelo óleo seja estendido para um ano.

*Ascom Alice Portugal