Alice Portugal vai compor CPI que investigará origem das manchas de óleo no Nordeste

Brasília, terça-feira, 19 de novembro de 2019 - 19:19

MEIO AMBIENTE

Alice Portugal vai compor CPI que investigará origem das manchas de óleo no Nordeste


Por: Da Redação

Deputada comunista anuncia que defenderá na comissão que o seguro-defeso aos pescadores atingidos o período estendido para um ano.

Richard Silva - PCdoB na Câmara

A deputada Alice Portugal (BA) foi indicada pelo PCdoB para compor a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que irá investigar a origem das manchas de óleo que atingem as praias do Nordeste e do Espírito Santo, maior desastre ambiental do litoral brasileiro.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, autorizou na segunda-feira (18/11) a criação da CPI. De acordo com o ato, o colegiado vai “avaliar as medidas que estão sendo tomadas pelos órgãos competentes, apurar responsabilidades pelo vazamento e propor ações que mitiguem ou cessem os atuais danos e a ocorrência de novos acidentes”.

“Vamos estudar quais punições podem ser aplicadas aos responsáveis, avaliar também o trabalho de contenção do óleo coordenado pelo governo federal, que está sendo omisso neste desastre, e também discutir medidas que possam evitar a ocorrência de novos desastres. Irei defender na comissão que o seguro-defeso aos pescadores atingidos seja estendido para um ano”, explica Alice.

A CPI será composta de 34 membros titulares e igual número de suplentes. O objetivo das comissões é investigar fato determinado, de relevante interesse para a vida pública e para a ordem constitucional, legal, econômica ou social do País. Elas têm poderes de investigação equiparados aos das autoridades judiciais.

O prazo para conclusão dos trabalhos de uma CPI é de 120 dias, prorrogáveis por mais 60 dias, mediante deliberação do Plenário. Os trabalhos não precisam ser interrompidos durante o recesso parlamentar.

As comissões parlamentares de inquérito são criadas a requerimento de, pelo menos, 1/3 dos integrantes da Câmara. O ato assinado pelo presidente da Casa atende requerimento do deputado João H. Campos (PSB-PE), que obteve o apoio de outros 267 deputados, superando o número mínimo de assinaturas exigido (171).

Confira discurso da parlamentar no Plenário da Câmara.https://www.youtube.com/watch?v=ZLlwHFIxt5I&feature=youtu.be

Com informações da Ascom Alice Portugal









Últimas notícias

Notícias relacionadas

Sobre nós
Contatos

Área Restrita
Login
Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, anexo II, sala T-12
Brasília-DF - 70160-900 - Telefone: 55 (61) 3215-9732
ascompcdobcd@gmail.com