Cientistas divulgam manifesto a favor do Acordo para Alcântara

Brasília, quarta-feira, 11 de setembro de 2019 - 15:28

ALCÂNTARA

Cientistas divulgam manifesto a favor do Acordo para Alcântara


Por: Portal Vermelho     |    

Integrantes da comunidade acadêmica do Maranhão divulgaram manifesto público favorável à aprovação do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas firmado entre o Brasil e os Estados Unidos.

Integrantes da comunidade acadêmica do Maranhão divulgaram, nesta quarta-feira (11), um manifesto público favorável à aprovação do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) firmado entre o Brasil e os Estados Unidos, que atualmente tramita no Congresso Nacional.

No documento, reitores e outros nomes da Academia registraram apoio ao desenvolvimento da política aeroespacial brasileira e à nova possibilidade de utilização comercial do Centro Espacial de Alcântara. De acordo com os signatários da carta pública, o AST aponta condições de elevar o papel do Brasil no contexto global, a partir de uma “inserção soberana do Brasil, reparando pendências sociais com as comunidades quilombolas e assegurando investimentos permanentes em politicas públicas”.

Nele, os docentes ainda apontam o protagonismo do Estado na criação de cursos como de Engenharia Aeroespacial na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e mestrado na área em outras instituições e a possibilidade de formação de obra qualificada para atuar na Base alcantarense.

Para o vice-líder do PCdoB, deputado federal Márcio Jerry (MA), a manifestação corrobora a importância do projeto. “Esta é mais uma demonstração do alcance do Acordo e dos benefícios que o desenvolvimento da ciência e da tecnologia poderá trazer à cidade de Alcântara, ao Maranhão e a todo o Brasil”, comentou.

O texto foi assinado pelos reitores da UFMA, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Universidade Estadual da Região Tocantina (UemaSul), Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) e pelo Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovações (SECTI) do Maranhão, David Telles.


CONFIRA O MANIFESTO NA ÍNTEGRA:

MANIFESTO EM APOIO À APROVAÇÃO DO ACORDO DE SALVAGUARDAS TECNOLÓGICAS BRASIL-EUA

Nós, integrantes da comunidade acadêmica do Maranhão, nos manifestamos favoravelmente à aprovação do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas Brasil-EUA, celebrado em 18 de março de 2019 e em tramitação na Câmara dos Deputados.

O Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) abre a possibilidade de utilização comercial do Centro Espacial de Alcântara, com elevado mercado potencial no mundo. Cria, ainda, a possibilidade de retomada de uma política aeroespacial em condições de elevar o papel do Brasil no contexto global.

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instituiu o curso de graduação em Engenharia Aeroespacial. Há também, hoje, o mestrado em Rede de Engenharia Aeroespacial formado pela UFMA, UFRN, UFPE e UEMA, o que uniu o Centro de Lançamento de Alcântara ao Centro de Lançamento da Barreira do Inferno e à unidade do INPE no Rio Grande do Norte. Portanto, formação de recursos humanos de alta qualidade adequado à nova realidade que pode surgir a partir do incremento das atividades em Alcântara.

O Brasil tem uma grande oportunidade de avançar na área espacial. O AST será benéfico a esse objetivo. É necessário, contudo, que se organize uma modelagem de negócios para o Centro Espacial de Alcântara, respeitando a inserção soberana do Brasil, reparando pendências sociais com as comunidades quilombolas e assegurando investimentos permanentes em politicas públicas e no incremento da ciência e tecnologia no Maranhão a partir de recursos oriundos das atividades comerciais.

Nossa manifestação ao Congresso Nacional pela aprovação do AST e muito especialmente à Bancada Maranhense.

Nair Portela – Reitora da UFMA
Gustavo Costa – Reitor da UEMA
Roberto Brandão – Reitor do IFMA
Jhonatan Almada – Reitor do IEMA
Elizabeth Nunes Fernandes – Reitora UEMASUL
Professor Doutor Allan Kardec – Pró-reitor UFMA
Professor João de Deus – Departamento de Matemática – Pró-reitor UFMA
Natalino Salgado – Ex-Reitor da UFMA
Professor André Santos – Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao
Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA)
Carlos Alberto Rios Brito Júnior – Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Aeroespacial da UFMA
José Henrique Fernandez – Coordenador Geral do Mestrado em Engenharia Aeroespacial – UFRN
Alex Oliveira Barradas Filho – Coordenador do Mestrado em Engenharia Aeroespacial - na UFMA
David Telles – Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovações (SECTI) do Maranhão









Últimas notícias

Notícias relacionadas

Sobre nós
Contatos

Área Restrita
Login
Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, anexo II, sala T-12
Brasília-DF - 70160-900 - Telefone: 55 (61) 3215-9732
ascompcdobcd@gmail.com