TCU suspende portaria sobre análise de projetos da Lei Rouanet

Brasília, sexta-feira, 17 de setembro de 2021 - 12:9

CULTURA

TCU suspende portaria sobre análise de projetos da Lei Rouanet


Por: Da Redação

Presidente da Comissão de Cultura da Câmara comemora decisão do órgão e afirma que setor tem sido perseguido pelo atual governo.

Reprodução da Internet

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), presidente da Comissão de Cultura da Câmara (CCult), comemorou em suas redes sociais a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), que determinou à Secretaria de Cultura do governo Bolsonaro a suspensão de portaria que trata da análise de projetos da Lei Rouanet.

A portaria, de dezembro de 2020, estabelece o limite de seis processos analisados diariamente —uma média mensal de 120.

“Realizei uma série de reuniões e estive em constante articulação com o TCU para que o órgão suspendesse essa portaria que dificultava a análise e aprovação dos projetos culturais. O real objetivo da medida era paralisar a Lei Rouanet e reduzir a sua importância como mecanismo de fomento a projetos culturais. A Cultura se tornou alvo de perseguição desse governo. Sigamos trabalhando para impedir essa asfixia do setor cultural”, disse Alice.

A decisão cautelar é do ministro-substituto André Luís de Carvalho. Ele determinou que a Pasta promova "a efetiva e imediata sustação de todos os atos resultantes da aplicação" da norma.

Relatório realizado pela área técnica do TCU havia apontado que a portaria "asfixia a condução de política pública de fomento cultural". O documento foi elaborado pela Secretaria de Controle Externo da Educação, do Esporte e da Cultura do TCU.

A unidade técnica afirmava ainda que a portaria está em descompasso com a Constituição Federal e viola o princípio da eficiência da administração pública "em face do represamento anual dos projetos culturais de fomento indireto (...) que afeta substancialmente a relação input/output da política pública de incentivos fiscais do setor cultural".









Últimas notícias

Notícias relacionadas

Sobre nós
Contatos

Área Restrita
Login
Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, anexo II, sala T-12
Brasília-DF - 70160-900 - Telefone: 55 (61) 3215-9732
ascompcdobcd@gmail.com