Comunistas parabenizam Petra Costa por indicação ao Oscar

Brasília, terça-feira, 14 de janeiro de 2020 - 13:1

POLÍTICA

Comunistas parabenizam Petra Costa por indicação ao Oscar


Por: Da redação, com informações do Portal Vermelho

O filme “Democracia em Vertigem” foi indicado na categoria de melhor documentário.

Ricardo Stuckert/Insituto Lula

O filme “Democracia em Vertigem”, da diretora Petra Costa, foi indicado ao Oscar de 2020 na categoria de melhor documentário. A produção, lançada pela Netflix em junho do ano, retrata o processo que levou ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). A história mistura aspectos de sua vida familiar com a trajetória política brasileira.

A indicação ao Oscar, anunciada na manhã da segunda-feira (13), causou grande repercussão nos meios políticos e ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter no Brasil.

Festejada por amplos setores, a conquista foi mal recebida pelo governo Bolsonaro. “Se fosse na categoria ficção, estaria correta a indicação”, disse o secretário especial de Cultura Roberto Alvim. Para quem conviveu o processo resistindo ao golpe, a reação foi positiva.

“Sei o quanto de trabalho, dedicação e emoção tem nessa obra. Teu e de toda a equipe. Mais um motivo para esse filme passar para a história”, afirmou o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), referindo-se a Petra Costa.

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) lamentou a ausência de mulheres indicadas a melhor direção, mas celebrou as indicadas por melhor documentário. Isso porque quatro dos cinco melhores documentários foram dirigidos ou codirigidos por mulheres, incluindo o filme brasileiro. Essa é a 1ª indicação de Costa ao Oscar.

Os outros documentários que estão concorrendo ao prêmio são “American Factory“, “The Cave“, “For Sama” e “Honeyland“.

“O filme mostra o golpe contra a presidenta Dilma e a crise política no Brasil. O processo de impeachment foi documentado e a indicação mais que merecida. Viva o cinema nacional”, reagiu o deputado Renildo Calheiros (PCdoB-PE).

Para a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), o filme “conta a história do Golpe de 2016 com coragem”. “Mostra o jogo sujo que resultou no afastamento da presidenta Dilma. Um verdadeiro ataque a nossa democracia, narrado através das lentes sensíveis de Petra Costa”.

A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) registrou que “Democracia em Vertigem” é um orgulho das produções brasileiras e do nosso cinema. Na mesma linha, o deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA) ressaltou que a indicação “deve orgulhar todos nós brasileiros, muito especialmente os que creem na democracia e condenam toda forma de golpe”.

“Parabéns, Petra Costa! Por mostrar através desse documentário uma trajetória onde atualmente a nossa democracia enfrenta uma grande ameaça, que foi orquestrada desde o golpe contra a presidenta Dilma”, frisou o líder da bancada, deputado Daniel Almeida (BA).









Últimas notícias

Notícias relacionadas

Sobre nós
Contatos

Área Restrita
Login
Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, anexo II, sala T-12
Brasília-DF - 70160-900 - Telefone: 55 (61) 3215-9732
ascompcdobcd@gmail.com