Câmara entrega prêmio Mulheres na Ciência

Brasília, quinta-feira, 7 de julho de 2022 - 11:53      |      Atualizado em: 8 de julho de 2022 - 11:5

PRÊMIO

Câmara entrega prêmio Mulheres na Ciência


Por: Christiane Peres

Premiação visa reconhecer cientistas que tenham se destacado em pesquisas nas áreas de ciências exatas, naturais e humanas.

Richard Silva/PCdoB na Câmara
Lídice da Mata, Rosa Neide, Luiza Erundina, Jaqueline Goes, Erika Parlato e Alice Portugal

A Câmara dos Deputados entregou nesta quarta-feira (6), os diplomas do Prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger 2022 às cientistas Jaqueline Goes de Jesus (BA), Natalia Pasternak Taschner (SP) e Erika Parlato de Oliviera (MG). As vencedoras foram escolhidas em votação direta e secreta por um conselho deliberativo e se destacaram por suas contribuições para a pesquisa científica nas áreas de ciências exatas, ciências naturais e ciências humanas.

Indicada pelas deputadas Alice Portugal (PCdoB-BA) e Lídice da Mata (PSB-BA), a biomédica Jaqueline Goes de Jesus foi uma das pesquisadoras responsáveis por sequenciar o DNA da Covid-19 dos primeiros casos da doença na América Latina. A descoberta foi essencial para descobrir o processo de mutação do vírus e para o aprimoramento no combate da doença.

O trabalho da cientista também ganhou destaque pelo tempo recorde no sequenciamento do código genético da Covid-19: em apenas 48 horas, tempo bem menor do que a média padrão mundial, que era de 15 dias.

Jaqueline dedicou a premiação à família e aos colegas de laboratório, sem os quais, segundo ela, não teria sido possível chegar ao sequenciamento em tão pouco tempo. A biomédica afirmou ainda que num momento de tanto descrédito à ciência o prêmio é simbólico.  

“Esse prêmio não é uma homenagem só a mim. Na condição de mulher negra, nordestina, jovem, eu me sinto muito feliz, pois não represento só a minha história e vivência, mas a de muitos cientistas negros que pouco foram reconhecidos e homenageados nesse país ao longo dos anos. Eu sou a primeira mestre e doutora da minha família e isso significa muito, pois a gente sabe que por muito tempo isso foi privilégio das famílias mais abastadas, e, hoje, a gente está vendo pessoas com condições sociais e econômicas menos abastadas alcançarem esses títulos. Agradeço aos meus pais que investiram na minha educação e aos meus colegas de laboratório, que foram peças fundamentais para chegarmos ao sequenciamento. Esse prêmio não é só meu, é de todos vocês”, disse Jaqueline.

Autora da premiação, a deputada Alice Portugal destacou que a ideia é dar visibilidade à mulher e ao seu trabalho. “Essa é uma tarefa indispensável para o desenvolvimento científico e tecnológico e humano no país. Em tempos de feminicídio, violência, mas acima de tudo, da invisibilidade que assola as mulheres brasileiras, é necessário darmos luz sobre essas mulheres que deixam a posição de colaboradoras dos grandes pesquisadores e passam a ser protagonistas”, afirmou.

Além de Jaqueline, receberam o diploma a bióloga e divulgadora científica Natalia Pasternak, representada na cerimônia pela deputada Luiza Erundina (PSol-SP); e a psicanalista Erika Parlato de Oliveira.

Prêmio

A premiação anual, criada pela Resolução 24/21, é um reconhecimento à participação feminina na solução dos grandes desafios da humanidade e um estímulo à capacitação de mais mulheres cientistas.

O nome dado ao prêmio é uma homenagem a Amélia Império Hamburger (1932-2011), física, professora, pesquisadora e divulgadora científica brasileira. Graduada pela então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, Amélia concluiu em 1960 o mestrado na Universidade de Pittsburgh (EUA) e foi coautora de artigo científico publicado no primeiro número da revista Physical Review Letters, de 1958. Além de outras conquistas, participou da criação da Sociedade Brasileira de Física.









Últimas notícias

Notícias relacionadas

Sobre nós
Contatos

Área Restrita
Login
Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, anexo II, sala T-12
Brasília-DF - 70160-900 - Telefone: 55 (61) 3215-9732
ascompcdobcd@gmail.com