Brasília, quinta-feira, 7 de julho de 2022 - 11:53 | Atualizado em: 8 de julho de 2022 - 11:5
PRÊMIO
Câmara entrega prêmio Mulheres na Ciência
Por: Christiane Peres
Premiação visa reconhecer cientistas que tenham se destacado em pesquisas nas áreas de ciências exatas, naturais e humanas.

A Câmara dos Deputados entregou nesta quarta-feira (6), os diplomas do Prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger 2022 às cientistas Jaqueline Goes de Jesus (BA), Natalia Pasternak Taschner (SP) e Erika Parlato de Oliviera (MG). As vencedoras foram escolhidas em votação direta e secreta por um conselho deliberativo e se destacaram por suas contribuições para a pesquisa científica nas áreas de ciências exatas, ciências naturais e ciências humanas.
Indicada pelas deputadas Alice Portugal (PCdoB-BA) e Lídice da Mata (PSB-BA), a biomédica Jaqueline Goes de Jesus foi uma das pesquisadoras responsáveis por sequenciar o DNA da Covid-19 dos primeiros casos da doença na América Latina. A descoberta foi essencial para descobrir o processo de mutação do vírus e para o aprimoramento no combate da doença.
O trabalho da cientista também ganhou destaque pelo tempo recorde no sequenciamento do código genético da Covid-19: em apenas 48 horas, tempo bem menor do que a média padrão mundial, que era de 15 dias.
Jaqueline dedicou a premiação à família e aos colegas de laboratório, sem os quais, segundo ela, não teria sido possível chegar ao sequenciamento em tão pouco tempo. A biomédica afirmou ainda que num momento de tanto descrédito à ciência o prêmio é simbólico.
“Esse prêmio não é uma homenagem só a mim. Na condição de mulher negra, nordestina, jovem, eu me sinto muito feliz, pois não represento só a minha história e vivência, mas a de muitos cientistas negros que pouco foram reconhecidos e homenageados nesse país ao longo dos anos. Eu sou a primeira mestre e doutora da minha família e isso significa muito, pois a gente sabe que por muito tempo isso foi privilégio das famílias mais abastadas, e, hoje, a gente está vendo pessoas com condições sociais e econômicas menos abastadas alcançarem esses títulos. Agradeço aos meus pais que investiram na minha educação e aos meus colegas de laboratório, que foram peças fundamentais para chegarmos ao sequenciamento. Esse prêmio não é só meu, é de todos vocês”, disse Jaqueline.
Autora da premiação, a deputada Alice Portugal destacou que a ideia é dar visibilidade à mulher e ao seu trabalho. “Essa é uma tarefa indispensável para o desenvolvimento científico e tecnológico e humano no país. Em tempos de feminicídio, violência, mas acima de tudo, da invisibilidade que assola as mulheres brasileiras, é necessário darmos luz sobre essas mulheres que deixam a posição de colaboradoras dos grandes pesquisadores e passam a ser protagonistas”, afirmou.
Além de Jaqueline, receberam o diploma a bióloga e divulgadora científica Natalia Pasternak, representada na cerimônia pela deputada Luiza Erundina (PSol-SP); e a psicanalista Erika Parlato de Oliveira.
Prêmio
A premiação anual, criada pela Resolução 24/21, é um reconhecimento à participação feminina na solução dos grandes desafios da humanidade e um estímulo à capacitação de mais mulheres cientistas.
O nome dado ao prêmio é uma homenagem a Amélia Império Hamburger (1932-2011), física, professora, pesquisadora e divulgadora científica brasileira. Graduada pela então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, Amélia concluiu em 1960 o mestrado na Universidade de Pittsburgh (EUA) e foi coautora de artigo científico publicado no primeiro número da revista Physical Review Letters, de 1958. Além de outras conquistas, participou da criação da Sociedade Brasileira de Física.
Últimas notícias
Sub-representação da mulher na política é problema de caráter coletivo
1/6 - 9:41 | POLÍTICA
Estrutura dos ministérios do governo Lula é aprovada
30/5 - 20:46 | RACISMO
Ataques a Vini Jr são condenados na Câmara
30/5 - 20:5 | DIREITOS
Ruralistas atropelam direitos indígenas e aprovam PL 490
30/5 - 19:1 | SAÚDE
Unimed é desmentida na Câmara ao negar cancelamento de planos de autistas
Notícias relacionadas
Enfermagem reforça luta por piso em sessão solene na Câmara
12/5 - 15:53 | DIREITOS TRABALHISTAS
Parlamentares lançam frente em defesa de agentes de saúde e combate a endemias
10/5 - 16:1 | SAÚDE
Câmara aprova laudo permanente para autistas
4/5 - 15:54 | DIREITOS DA MULHER
Aprovada equiparação salarial entre homens e mulheres
4/5 - 15:40 | POLÍTICA
Ministério da Cultura barra projeto de armas em escolas