“Fura-fila”: Daniel Almeida critica a compra de vacinas pelo setor privado

Brasília, quarta-feira, 7 de abril de 2021 - 17:19

SAÚDE

“Fura-fila”: Daniel Almeida critica a compra de vacinas pelo setor privado


Por: Ascom deputado Daniel Almeida

O deputado ressaltou a defesa do Plano Nacional de Imunização e rechaçou a postura do presidente Bolsonaro no combate à Covid-19.

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto sobre compra de imunizantes pelo setor privado. O projeto nº 948/2021 preconiza a compra de vacinas contra a Covid-19 pela iniciativa privada para a imunização gratuita de seus empregados, desde que doe a mesma quantidade ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) criticou a medida, pois a avalia como uma brecha para o “fura-fila”. “O Congresso Nacional está entregando a saúde pública nas mãos do grande mercado. Como se não bastassem todos os absurdos cometidos até aqui, Bolsonaro incentiva o 'fura-fila', com a conivência do Parlamento brasileiro, para construir privilégios para aqueles que podem comprar. Repudiamos esse ato”, comenta.

O parlamentar, que defende a ampla vacinação gratuita pelo SUS, é contra a perspectiva mercantilista em relação ao assunto. “Coroar a visão de que o mercado é sagrado e tem que ser preservado acima das vidas é, como se diz aqui no Nordeste: quem tem a unha maior, que suba na parede”, pontua. “Essa é a confissão da falta de compaixão e percepção da gravidade do problema que está instaurado no país”, opina.

Consórcio Nordeste

Daniel também criticou a postura do presidente da República em negar o acesso a mais de 40 milhões de doses que foram adquiridas pelo Consórcio Nordeste. “Bolsonaro não tem plano para enfrentar a covid e vem sabotado todas as medidas possíveis. E agora sabota a aquisição da Sputnik pelo Consórcio Nordeste, interferindo para que não chegue à população”, rechaça.

“Enquanto isso, temos recordes chocantes de mortes diárias. Mais de 4 mil vidas ceifadas é uma barbárie!”, comenta. “O momento é dramático e não podemos continuar errando no enfrentamento à Covid. Cada erro tem custado milhares de vidas. Precisamos defender o Plano Nacional de Imunização, para fechar a porta lateral do 'fura-fila' e garantir a mínima preservação dos grupos prioritários de setores essenciais que estão na linha de frente”, finaliza.









Últimas notícias

Notícias relacionadas

Sobre nós
Contatos

Área Restrita
Login
Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, anexo II, sala T-12
Brasília-DF - 70160-900 - Telefone: 55 (61) 3215-9732
ascompcdobcd@gmail.com