O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), foi reeleito nesta quarta-feira (1º) para comandar a Casa no biênio 2023-2024. Ele derrotou por 49 a 32 votos o bolsonarista raiz Rogério Marinho (PL-RN).

Sem chances, o direitista Eduardo Girão (Podemos-CE) desistiu da disputa para apoiar Marinho.

Candidato das forças de centro e esquerda, Pacheco impôs mais uma derrota ao bolsonarismo que via na eleição uma espécie de terceiro turno e última batalha.

Para se ter ideia, a sessão contou com a presença da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro que foi pedir votos para Marinho.

A eleição também representou o fortalecimento do campo democrático. Recentemente, o candidato bolsonarista jurou lealdade a Bolsonaro, investigado como um dos autores intelectuais dos atos golpistas de 8/1.

Na campanha, ele também prometeu aos colegas protegê-los das ações do Supremo Tribunal Federal (STF) que tem sido duro contra os ataques à democracia.

Pacheco pediu pacificação e fez uma espécie de prestação de contas. Num contraponto ao bolsonarismo, ele foi enfático: “Não fomos negacionistas”, disse, referindo-se a pandemia de Covid-19.

Sob aplausos, o presidente da Casa disse que logo início da sua gestão foi aprovada a PEC Emergencial, que permitiu o auxílio à população pobre no alto da crise da pandemia.

“Morriam 4 mil pessoas naquele momento; as pessoas estavam desemparadas. E é bom que a sociedade brasileira saiba que muitas das iniciativas para assistir à população brasileira através de auxílio emergencial, Auxílio Brasil, Programa de Apoio às Pequenas e Microempresas, Programa de Apoio ao Setor de Eventos, diversos projetos de assistência social nasceram, foram concebidos no Senado”, discursou.

Também negou ter sido um obstáculo ao governo anterior. “E ouso desafiar algum integrante do governo anterior de dizer um só motivo que pudesse caracterizasse a Presidência do Senado como uma presidência hostil ao governo federal”, disse. Lembrou ainda que não houve pauta bomba, perseguição, exigências e chantagens.

Pacheco destacou ainda a produção legislativa da Casa durante a sua gestão. Afirmou que defenderá as prerrogativas dos senadores e apontou como prioridades a reforma tributária, o enxugamento da máquina pública e novas regras fiscais.

“O senador Rodrigo Pacheco acaba de ser eleito presidente do Senado. Uma vitória da democracia e dos que defendem um Brasil soberano, desenvolvido e livre do fascismo, das fake news e da fome. Que seja uma gestão repleta de conquistas para o povo brasileiro”, comemorou a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), disse que Pacheco “mostrou competência e diálogo à frente da presidência e, com seu trabalho, continuará ajudando a preservar a democracia”.