Deputados denunciam ameaça à propriedade do pequeno produtor

Brasília, terça-feira, 18 de fevereiro de 2020 - 11:59

POLÍTICA

Deputados denunciam ameaça à propriedade do pequeno produtor


Por: Walter Félix

Bancada do PCdoB apresenta destaque à MP sobre crédito rural, visando impedir a perda da propriedade em caso de atraso do empréstimo.

Luis Macedo/Agência Câmara

O Plenário da Câmara se reuniu na segunda para analisar os destaques apresentados à Medida Provisória 897/19 (MP do Agro), que prevê várias mudanças relacionadas ao crédito rural. O texto básico foi aprovado na última terça-feira (11), na forma do projeto de lei de conversão de autoria do deputado Pedro Lupion (DEM-PR).

A bancada do PCdoB apresentou um destaque, que pretendia retirar do texto dispositivo que permite ao credor transferir imediatamente a propriedade dada em garantia se o título emitido e vinculado ao empréstimo não for quitado no prazo.

Segundo o projeto de lei de conversão, o proprietário rural pode oferecer parte de seu imóvel como garantia nos empréstimos, vinculando a área a um título (Cédula de Produto Rural - CPR ou Cédula Imobiliária Rural - CIR).

O deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) explicou que o destaque da bancada tinha como objetivo manter critérios que são adotados atualmente para proteger a propriedade do agricultor. Para o parlamentar, o texto da lei “é uma armadilha para tomar a terra do produtor”.

Ele observou os pequenos produtores que utilizarem essa modalidade de crédito ficarão desprotegidos, quando tiverem a safra quebrada por algum evento natural. “O produtor perde a terra em um prazo de 60 dias, pois o banco terá o direito de efetuar a execução daquela garantia via cartório, sem a possibilidade de recurso ao Poder Judiciário”, apontou.

“Quem vai perder aqui é o pequeno produtor, pois banco não perde nunca”, frisou a líder da bancada, deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC).

O destaque do PCdoB foi rejeitado por 271 votos a 67, mantendo-se o dispositivo do texto que permite ao credor transferir imediatamente a propriedade dada em garantia se o título emitido não for quitado no prazo.









Últimas notícias

Notícias relacionadas

Sobre nós
Contatos

Área Restrita
Login
Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, anexo II, sala T-12
Brasília-DF - 70160-900 - Telefone: 55 (61) 3215-9732
ascompcdobcd@gmail.com