Com a proximidade das festas juninas, o deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) solicitou reunião no Ministério da Cultura junto com a coordenadora do Fórum Nacional do Forró de Raiz, Joana Alves, do músico Del Feliz e demais forrozeiros com o objetivo de abrir um diálogo para pensar políticas públicas em defesa da manifestação cultural.

A reunião contou com a participação da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e do secretário executivo do MinC, Márcio Tavares, e de representantes das secretarias da Pasta. Eles acolheram as pautas e levaram para mesa “discutindo políticas de valorização do Forró Patrimônio e regulamentação de contratação de artistas do segmento”, afirmou Daniel.

De acordo com o MinC, os itens destacados incluem uma lei que garanta cachês justos aos músicos; o reconhecimento como Patrimônio da Humanidade pela Unesco; um grupo de trabalho para políticas estruturantes; iniciativas de educação patrimonial voltadas ao forró; linhas de crédito para o financiamento de instrumentos; e a criação de um canal de defesa dos direitos de mestres da cultura popular em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da cidadania.

Reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Iphan, o forró é um ritmo celebrado principalmente na região Nordeste. “Meu mandato atuou na linha de frente para ajudar a salvaguardar esse bem tão precioso para os nordestinos. Seja no xote ou no baião, o arrasta-pé precisa continuar recebendo investimentos e valorização com rica expressão cultural do Brasil”, relembrou Daniel.