Deputada afirma que Salles passou a boiada ao reduzir proteção de manguezais e restingas

Brasília, segunda-feira, 28 de setembro de 2020 - 14:58      |      Atualizado em: 30 de setembro de 2020 - 11:52

MEIO AMBIENTE

Deputada afirma que Salles passou a boiada ao reduzir proteção de manguezais e restingas


Por: Da Redação

Após esvaziar participação da sociedade civil do Conselho Nacional do Meio Ambiente, Ricardo Salles consegue aprovar mudança nas regras de proteção das áreas, abrindo espaço para especulação imobiliária. Jandira Feghali (PCdoB-RJ) afirma que ministro do Meio Ambiente está destruindo o que deveria proteger.

Reprodução da Internet

A ofensiva do governo Bolsonaro contra o meio ambiente continua. Nesta segunda-feira (28), mais um capítulo do desmonte das políticas ambientais foi escrito com a extinção de duas resoluções que delimitavam áreas de proteção ambiental (APPs) de manguezais e restingas do litoral brasileiro. As revogações foram aprovadas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), presidido pelo ministro Ricardo Salles, e que conta com maioria de representantes do governo, após “reestruturação” feita pela gestão Bolsonaro em maio de 2019, que praticamente eliminou a participação da sociedade civil no colegiado, reduzindo de 23 para quatro cadeiras.

Agora, com as revogações, a especulação imobiliária em faixas de vegetação das praias e a ocupação de áreas de mangues para produção de camarão ficam facilitadas. Além disso, o colegiado também derrubou uma resolução que exigia licenciamento ambiental para projetos de irrigação e aprovou uma norma que permite que materiais de embalagens e restos de agrotóxicos possam ser queimados em fornos industriais. Ambientalistas temem que com a nova regra, o material lançado na atmosfera após a queima seja prejudicial para a saúde e o meio ambiente.

Em sua conta no Twitter, a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) reagiu à notícia. Para ela, Salles, como prometido na reunião ministerial de abril, está “passando a boiada”. “Urgente! Boiada passando! Com influência de Salles, Conselho do Meio Ambiente revogou resoluções que protegem restinga e manguezais! Lembrando que Salles diminuiu no conselho a participação da sociedade civil! Até agrotóxico poderá ser queimado em forno de cimento. Vamos reagir! É inadmissível que isso fique assim”, destacou a parlamentar em sua conta.









Últimas notícias

Notícias relacionadas

Sobre nós
Contatos

Área Restrita
Login
Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, anexo II, sala T-12
Brasília-DF - 70160-900 - Telefone: 55 (61) 3215-9732
ascompcdobcd@gmail.com