O filme “Democracia em Vertigem”, da diretora Petra Costa, foi indicado ao Oscar de 2020 na categoria de melhor documentário. A produção, lançada pela Netflix em junho do ano, retrata o processo que levou ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). A história mistura aspectos de sua vida familiar com a trajetória política brasileira.

A indicação ao Oscar, anunciada na manhã da segunda-feira (13), causou grande repercussão nos meios políticos e ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter no Brasil.

Festejada por amplos setores, a conquista foi mal recebida pelo governo Bolsonaro. “Se fosse na categoria ficção, estaria correta a indicação”, disse o secretário especial de Cultura Roberto Alvim. Para quem conviveu o processo resistindo ao golpe, a reação foi positiva.

“Sei o quanto de trabalho, dedicação e emoção tem nessa obra. Teu e de toda a equipe. Mais um motivo para esse filme passar para a história”, afirmou o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), referindo-se a Petra Costa.

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) lamentou a ausência de mulheres indicadas a melhor direção, mas celebrou as indicadas por melhor documentário. Isso porque quatro dos cinco melhores documentários foram dirigidos ou codirigidos por mulheres, incluindo o filme brasileiro. Essa é a 1ª indicação de Costa ao Oscar.

Os outros documentários que estão concorrendo ao prêmio são “American Factory“, “The Cave“, “For Sama” e “Honeyland“.

“O filme mostra o golpe contra a presidenta Dilma e a crise política no Brasil. O processo de impeachment foi documentado e a indicação mais que merecida. Viva o cinema nacional”, reagiu o deputado Renildo Calheiros (PCdoB-PE).

Para a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), o filme “conta a história do Golpe de 2016 com coragem”. “Mostra o jogo sujo que resultou no afastamento da presidenta Dilma. Um verdadeiro ataque a nossa democracia, narrado através das lentes sensíveis de Petra Costa”.

A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) registrou que “Democracia em Vertigem” é um orgulho das produções brasileiras e do nosso cinema. Na mesma linha, o deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA) ressaltou que a indicação “deve orgulhar todos nós brasileiros, muito especialmente os que creem na democracia e condenam toda forma de golpe”.

“Parabéns, Petra Costa! Por mostrar através desse documentário uma trajetória onde atualmente a nossa democracia enfrenta uma grande ameaça, que foi orquestrada desde o golpe contra a presidenta Dilma”, frisou o líder da bancada, deputado Daniel Almeida (BA).