Braga Netto nega politização das Forças Armadas na Câmara

Brasília, terça-feira, 17 de agosto de 2021 - 16:28      |      Atualizado em: 18 de agosto de 2021 - 16:13

POLÍTICA

Braga Netto nega politização das Forças Armadas na Câmara


Por: Da Redação

Deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) critica postura do ministro da Defesa de Bolsonaro e afirma que seus posicionamentos reforçam politização nos quartéis.

Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Em audiência na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (17), o ministro da Defesa, general Walter Braga Netto, negou que o presidente Jair Bolsonaro faça uso político das Forças Armadas e que haja política partidária dentro do quartel.

“Primeiro: o presidente da República não usa politicamente as Forças Armadas, ponto. Não usa. Segundo: não existe política dentro do quartel, política partidária. Alguns dos senhores confundem política com a defesa dos interesses da Força. E os comandantes, sim, conversam com parlamentares, conversam com ministros para defender as políticas da Força”, afirmou o general.

Para a deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), no entanto, os posicionamentos do ministro reforçam a politização nos quartéis. Perpétua criticou, por exemplo, as notas emitidas pela Pasta com críticas ao presidente da CPI da Covid e sobre o voto impresso.

“Gostaria de estar aqui discutindo a continuidade do projeto do submarino, a Embraer. Mas temos que opinar sobre as bravatas do presidente da República, sobre a politização dos quartéis. Lamentavelmente, seu posicionamento reforça a politização dos quartéis. Disciplina e hierarquia são as bases das Forças Armadas. Como já diria o general Villas-Bôas, quando a política entra no quartel, a hierarquia e a disciplina saem pela outra porta. Então, isso não pode acontecer. As duas notas emitidas pela Defesa foram absolutamente desnecessárias. Qual o objetivo de criticar o presidente da CPI? Por que o ministro da Defesa tem de opinar sobre voto impresso? A pauta política não é das Forças Armadas. Em que isso ajudou as Forças Armadas? Vamos discutir as questões de fundo, pois essa politização não ajuda em nada”, pontuou.

Perpétua criticou ainda o desfile de blindados na última semana. Para a parlamentar, além de desnecessário, o exercício militar no centro político de Brasília no dia da deliberação sobre o voto impresso, antes visto como tentativa de intimidação, virou motivo de “chacota das Forças Armadas” nacional e internacionalmente.

Braga Netto foi convidado por três comissões da Câmara dos Deputados — Fiscalização Financeira e Controle; Relações Exteriores e Defesa Nacional; e Trabalho, Administração e Serviço Público — para esclarecer fatos, declarações e notas oficiais recentes do Ministério da Defesa.
 









Últimas notícias

Notícias relacionadas

Sobre nós
Contatos

Área Restrita
Login
Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, anexo II, sala T-12
Brasília-DF - 70160-900 - Telefone: 55 (61) 3215-9732
ascompcdobcd@gmail.com