Vitória do povo chileno traz novos ares democráticos na América Latina

Brasília, segunda-feira, 26 de outubro de 2020 - 13:0

POLÍTICA

Vitória do povo chileno traz novos ares democráticos na América Latina


Por: Da Redação, com informações do Portal Vermelho

Deputados do PCdoB repercutem resultado do plebiscito no Chile que acabou com a Constituição herdada da ditadura de Augusto Pinochet.

Foto: Reprodução do Twitter

Por meio de plebiscito histórico, a população do Chile disse um não ao modelo neoliberal que arrasa sua economia, colocou um fim a Constituição herdada da ditadura de Augusto Pinochet e aprovou uma nova. São conquistas, que somadas a vitória do MAS (Movimento ao Socialismo) na Bolívia, trazem novos ares democrático na América Latina.

O plebiscito chileno foi acompanhado atentamente por parlamentares do Congresso Nacional, sobretudo pelo campo progressista. A líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, Perpétua Almeida (AC), avaliou que o movimento naquele país, fruto de intensa mobilização social, renova as expectativas na região.  

“Depois da Bolívia, hoje foi a vez do povo chileno reagir. Milhões foram às ruas nos últimos anos e hoje decidiram enterrar a Constituição de Pinochet. Renasce a esperança na América Latina#ChileDespertó. Acorda, Brasil!”, escreveu a líder no Twitter.
 
O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), candidato a prefeito de São Paulo, prestou felicitações aos chilenos. “Saudações ao povo chileno que, nas ruas e nas urnas, enterrou o entulho autoritário de Pinochet e construirá sua nova Constituição. Que os ventos democráticos soprem. Viva a América Latina que resiste!”, disse.

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) ressaltou a representatividade do plebiscito. “Com altíssima participação popular, Chile sepulta Constituição do ditador Pinochet e comemora muito! Nova Constituição terá que respeitar inúmeras exigências populares. É a maior participação desde 2012!”, diz.

“O povo chileno fez história e aprovou uma nova Constituição para o país. O terrível legado da ditadura Pinochet ficará no passado. Que os bons ventos da democracia e da esperança tomem conta de toda América Latina. #chile #vivachile #ditaduranuncamais”, escreveu a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) no Twitter.
 
O deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) também comemorou: “Plebiscito histórico marca aprovação da nova Carta Magna do Chile e enterra a Constituição de 1980 instaurada pelo ditador Augusto Pinochet. A coragem venceu o medo e a democracia sopra em favor da liberdade e cidadania. Viva ao povo chileno!”









Últimas notícias

Notícias relacionadas

Sobre nós
Contatos

Área Restrita
Login
Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, anexo II, sala T-12
Brasília-DF - 70160-900 - Telefone: 55 (61) 3215-9732
ascompcdobcd@gmail.com