Oposição e movimentos sociais afinam agenda de mobilizações do março de lutas

Brasília, quarta-feira, 4 de março de 2020 - 19:18      |      Atualizado em: 6 de março de 2020 - 10:41

MOBILIZAÇÃO

Oposição e movimentos sociais afinam agenda de mobilizações do março de lutas


Por: Walter Félix

Encontro de partidos, sindicalistas e entidades do movimento social reforça manifestações em defesa das instituições e do Estado Democrático de Direito.

Richard Silva - PCdoB na Câmara

A agenda de lutas contra o desmonte do Estado, definida por entidades da sociedade civil para ocorrer no mês de março, recebeu apoio de vários partidos na Câmara dos Deputados.

Os líderes e parlamentares do bloco que forma a Minoria se reuniram, nesta quarta-feira (4), com representantes de Centrais, Federações e Confederações sindicais, além de outros movimentos sociais, para reforçar os protestos e outras atividades marcadas para este mês.

A palavra de ordem do encontro foi a unificação e ampliação das lutas de cada segmento. Os líderes políticos e entidades reafirmaram a disposição de reforçar os atos que visam intensificar a luta contra os ataques do governo Jair Bolsonaro aos direitos sociais e em defesa das instituições e das liberdades democráticas.

Três mobilizações ocorrem no período, marcando a retomada das lutas populares pós o Carnaval. As atividades começam pelas comemorações do 8 de março, do Dia Internacional da Mulher; seguem com protesto dia 14, quando são completados dois anos do assassinato da vereadora Marielle Franco; e convergem para 18 de março, definido como o dia nacional de lutas e paralisações em defesa dos serviços públicos, empregos, direitos e democracia.

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), líder da Minoria e organizadora do encontro, destacou os detalhes de organização dos protestos colocados pelos movimentos, ressaltando a importância de “reforçar o eixo de defesa da democracia” nas manifestações. Várias categorias, principalmente as ligadas ao serviço público, aprovaram fazer greve no dia 18.

Com presença de parlamentares e líderes dos partidos de oposição, a reunião contou com dirigentes de mais de 30 entidades, como as Centrais CUT, Força Sindical, CTB, Intersindical, CGTB, CSP-Conlutas, UGT, Pública, Confederações e Federações de trabalhadores no setor público, petroleiros, estudantes universitários e secundaristas, entre outras.

Para a líder do PCdoB na Câmara, deputada Perpétua Almeida (AC), os movimentos sociais precisam voltar às “e tirar da rua aqueles que se movimentam em torno de fake news para destruir o Brasil”. “É importante reforçar esses movimentos que ocorrerão, porque eles são em defesa do País, da nossa soberania”, afirmou.

A deputada ressaltou que defender o servidor público é garantir médicos e enfermeiros nos postos de saúde, trabalhadores da educação e professores nas salas de aulas, entre outros direitos da população brasileira.
“É isso que a gente quer fazer, impedir que Bolsonaro repita o que fez com o país no ano passado – que chegou ao menor ‘pibinho’ do Brasil. Bolsonaro conseguiu, inclusive, ter um PIB menor que o do Michel Temer. É essa a nossa luta”, disse Perpétua.

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), vice-líder da Minoria e uma das coordenadoras da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, falou sobre as iniciativas da campanha em defesa dos servidores, por um serviço público de qualidade e contra a reforma administrativa e outras reformas propostas pelo governo que prejudicam a população.

A parlamentar destacou a importância da mobilização para o dia 18, que ganhou força a partir do ato realizado pela Frente na Câmara dos Deputados no dia 12 de fevereiro. “Estamos realmente sedimentando uma grande frente, reunindo sindicalistas, entidades sociais e partidos, em defesa da democracia e dos direitos”, assinalou Alice Portugal.









Últimas notícias

Notícias relacionadas

Sobre nós
Contatos

Área Restrita
Login
Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, anexo II, sala T-12
Brasília-DF - 70160-900 - Telefone: 55 (61) 3215-9732
ascompcdobcd@gmail.com