O presidente Jair Bolsonaro foi denunciado, nesta quarta-feira (27), pela Comissão Arns e pelo Coletivo de Advocacia em Direitos Humanos no Tribunal Penal Internacional (TPI) por “crimes contra a humanidade” e “incitação ao genocídio de povos indígenas” brasileiros.

O TPI avaliará se abrirá investigação. A denúncia diz que Bolsonaro incitou violência contra populações indígenas e tradicionais, enfraqueceu a fiscalização e foi omisso na resposta a crimes ambientais na Amazônia.

Para o líder da bancada comunista, deputado Daniel Almeida, a denúncia é consequência de “falas e atitudes irresponsáveis de um presidente que visivelmente não se preocupa com o bem-estar da população do seu país e cujo governo coloca em risco a vida dos mais vulneráveis”.

Já o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) afirmou que o presidente, mais uma vez, envergonha o Brasil. “A imagem do país no exterior está sendo dilapidada por um governo nefasto, dirigido por alguém incapaz, comprometido com a violência e o extermínio.”

O TPI iniciou as atividades em 2002 e costuma se dedicar a casos de genocídio e crimes contra a humanidade.