Deputados criam frente para fortalecer universidades federais

Brasília, quinta-feira, 25 de abril de 2019 - 16:40

EDUCAÇÃO

Deputados criam frente para fortalecer universidades federais


Por: Christiane Peres*

Diante do teto de gastos, que limita investimentos sociais, e dos ataques à autonomia das universidades, parlamentares fazem frente mista para melhorar condições das instituições.

Richard Silva/PCdoB na Câmara

Foi lançada nessa quarta-feira (24), na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar Mista de Fortalecimento das Universidades Federais, que tem como objetivo compor um grupo, com apoio de especialistas e representantes da sociedade civil, para melhorar as condições de trabalho dessas instituições.

Entre as demandas, os parlamentares destacam a retomada de investimentos contingenciados desde a vigência da Emenda à Constituição (EC) 95, do Teto de Gastos, além da pronta garantia de autonomia às universidades que, no entendimento dos deputados da frente, vem sendo desrespeitada pelo governo de Jair Bolsonaro.

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), que é uma das coordenadoras da Frente, destacou a importância de se resgatar os direitos e a autonomia das universidades brasileiras e o pleno funcionamento das instituições.

“O trabalho dessa Frente será coadunado com a Subcomissão do Ensino Superior da Comissão de Educação, do qual sou coordenadora. Nossa ideia é que os debates sejam feitos em conjunto e a subcomissão seja a transformadora em matéria legislativa. Precisamos juntar toda essa energia das entidades docentes, estudantis, com a força institucional e transformar isso numa ação una em defesa das universidades federais”, pontuou Alice.

A defesa das universidades federais foi reforçada pelo líder da bancada comunista, deputado Daniel Almeida (BA). O parlamentar enfatizou que é necessário o apoio e da defesa de uma “universidade com liberdade de cátedra, infraestrutura digna para alunos e professores, para a garantia do pluralismo de ideias e ações de educação transformadora”.

Aproximadamente 70 deputados, cinco senadores, e reitores e representantes de 67 instituições federais participaram do lançamento da frente, coordenada pelos parlamentares Margarida Salomão (PT-MG), Alice Portugal (PCdoB-BA), Danilo Cabral (PSB-PE), Edmilson Rodrigues (PSOL-PA) e Túlio Gadêlha (PDT-PE).

*Com informações da Rede Brasil Atual









Últimas notícias

Notícias relacionadas

Sobre nós
Contatos

Área Restrita
Login
Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, anexo II, sala T-12
Brasília-DF - 70160-900 - Telefone: 55 (61) 3215-9732
ascompcdobcd@gmail.com