Manuela d’Ávila (PCdoB-RS) tem atuação dedicada ao desenvolvimento do país e reconhecida no Brasil e na América Latina pela defesa dos interesses da juventude e dos trabalhadores. Depois de dois mandatos de deputada federal, a parlamentar concorre à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul nas eleições de 2014.

Jornalista formada pela PUC-RS, ela iniciou sua trajetória no movimento estudantil em 1999. Dois anos depois, em 2001, ingressou na política pelo PCdoB. Foi conselheira do Conselho Universitário da UFRGS, coordenadora do Centro de Estudantes de Ciências Sociais, vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (2003), presidente estadual (2005) e diretora nacional da UJS (2002).

Em 2004, foi eleita a mais jovem vereadora de Porto Alegre. Em 2006, foi eleita a deputada federal mais votada do RS. Em 2008, foi candidata à prefeitura de Porto Alegre, sua terra natal. No ano de 2009, foi indicada por jornalistas ao Prêmio Congresso em Foco e foi eleita pelos internautas como a deputada que melhor representa a população na Câmara. Em 2010, foi a deputada federal mais votada da história do Rio Grande do Sul com quase meio milhão de votos e a deputada mais votada do Brasil. Em 2012, concorreu à prefeitura de Porto Alegre e ficou em segundo lugar.

Na Câmara, Manuela foi relatora da Lei dos Estágios, do Estatuto da Juventude e do Vale-Cultura, foi presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, vice-presidente da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público. Integra a Frente Parlamentar em Defesa da Liberdade na Internet e a Frente Parlamentar pela Cidadania LGBT. Eleita por unanimidade, foi vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados. Desde julho de 2011, é vice-líder do governo no Congresso.

Em 2011, foi apontada pela revista Época como uma das 40 personalidades com menos de 40 anos mais influentes do Brasil. Foi indicada novamente ao Prêmio Congresso em Foco em duas categorias: melhor parlamentar e parlamentar de futuro, ficando entre os melhores na votação popular. Também em 2011, esteve em Washington para participar de um seminário organizado pela universidade de Harvard com os tomadores de decisão do futuro no Brasil (apontado como potência iminente) e foi apontada pelo jornal inglês The Independent como uma das principais líderes mundiais do futuro. Segundo o DIAP, Manuela é uma das “100 Cabeças do Congresso”.

Em 2013, Manuela atuou como líder da bancada do PCdoB na Câmara dos Deputados.

A deputada nas redes sociais:

http://www.manuela.org.br/

https://www.facebook.com/manueladavila?fref=ts

https://twitter.com/manudeputada

Da Redação em Brasília
Com informações da assessoria da parlamentar