Brasília, quinta-feira, 19 de novembro de 2020 - 14:35
SAÚDE
PCdoB cobra medidas para enfrentar 2ª onda da Covid-19
Por: Walter Félix
Líder do partido na Câmara, a deputada Perpétua Almeida solicitou informações ao Ministério da Saúde sobre o planejamento do governo para enfrentar um novo aumento de casos da doença no Brasil.

A rápida elevação nos registros de casos graves de Covid-19 nas últimas semanas, com risco de uma segunda onda de contaminação pelo coronavírus em várias capitais do País, fez soar o alerta sobre a necessidade de se tomarem medidas urgentes para reforçar o enfrentamento à pandemia.
Os sinais de que a ameaça de um repique da doença deve ser levada a sério estão relacionados ao aumento dos atendimentos de quadros respiratórios febris agudos e o crescimento rápido de novos casos, que já estão sobrecarregando hospitais públicos e privados, além da piora do índice de transmissão da doença.
A líder da Bancada na Câmara, Perpétua Almeida (AC), alerta para o risco da segunda onda de casos, sem que o País sequer ter saído da primeira. "Precisamos adotar medidas urgentes com o objetivo de minimizar mortes, contaminados e sequelas, e superar esta segunda fase da doença com rapidez", advertiu a deputada.
Com o objetivo de evitar uma nova onda de contaminação e mais óbitos, a parlamentar encaminhou ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, Requerimento de Informação com base no artigo 50, § 2º, da Constituição Federal e nos artigos 115 e 116 do Regimento Interno da Câmara dos Deputados, para que a Pasta forneça informações sobre que medidas estão sendo adotadas para enfrentar a situação.
Requerimento
Diante da evidente possibilidade de chegada da segunda onda, Perpétua faz os seguintes questionamentos ao Ministério da Saúde:
Existe previsão de estratégia de testagem em massa, já que se demonstrou bastante eficaz nos países asiáticos, no isolamento de casos e contenção da contaminação?
Existe planejamento de uma campanha de informação para reforçar as medidas de prevenção, uso de máscaras, álcool em gel, e isolamento social?
Existe planejamento para garantir leitos equipados, medicamentos e profissionais para enfrentar a segunda onda?
Existe planejamento para a produção e distribuição das eventuais vacinas em testes avançados no Brasil?
A deputada observa ainda que relatório divulgado nesta semana pelo Imperial College de Londres aponta que os números da Covid-19 voltaram a crescer no Brasil. Segundo o levantamento, o índice que mede o ritmo de contágio passou de 0,68 para 1,10, significando que um grupo de cem pessoas contaminadas contagia um grupo maior, de 110 pessoas.
Últimas notícias
Perpétua cobra governo sobre oferta de aviões para transportar oxigênio
26/1 - 18:24 | POLÍTICA
Oposição apresenta novo pedido de impeachment nesta quarta-feira
26/1 - 13:23 | POLÍTICA
Deputados criticam Bolsonaro por excesso de gastos com supérfluos
26/1 - 12:36 | POLÍTICA
Volta do auxílio emergencial é questão humanitária, defende líder do PCdoB
26/1 - 12:19 | POLÍTICA
STF vai investigar conduta de Pazuello na crise sanitária do Amazonas; PCdoB cobra inclusão de Bolsonaro no inquérito
Notícias relacionadas
Perpétua cobra governo sobre oferta de aviões para transportar oxigênio
26/1 - 18:24 | POLÍTICA
Oposição apresenta novo pedido de impeachment nesta quarta-feira
26/1 - 12:36 | POLÍTICA
Volta do auxílio emergencial é questão humanitária, defende líder do PCdoB
26/1 - 12:19 | POLÍTICA
STF vai investigar conduta de Pazuello na crise sanitária do Amazonas; PCdoB cobra inclusão de Bolsonaro no inquérito
25/1 - 12:28 | POLÍTICA
Marcivânia critica realização do Enem e pede prioridade na vacinação