Em 2019, a Revolta dos Búzios completou 221 anos. Também conhecido como Inconfidência Baiana ou Revolta dos Alfaiates, foi um movimento revolucionário negro, considerado um dos mais amplos do ponto de vista político, econômico e social do período Brasil-Colônia.

Para homenagear os heróis desse importante levante, a deputada Alice Portugal (PCdoB/BA) aprovou nesta quarta-feira (16) requerimento de realização de audiência pública na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados. A audiência será agendada para o mês de novembro.

“Essa audiência tem um caráter importante em novembro, quando comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. Quero que a Comissão de Cultura abrace esta homenagem aos heróis Manoel Faustino, Luís Gonzaga, João de Deus e Lucas Dantas, que além de lutarem pela independência do Brasil, também buscavam a liberdade dos escravos e a igualdade racial e social”, afirmou Alice, durante a reunião do colegiado.

A parlamentar ressaltou que os nomes dos líderes da revolta foram oficialmente incluídos, em 2011, no Livro dos Heróis da Pátria, também conhecido como Livro de Aço.

Para a audiência, serão convidados o cineasta baiano Antonio Olavo, que produziu o documentário intitulado “1798: Revolta dos Búzios”; e o escritor, ator e dramaturgo baiano Paulo Neri, autor do livro “A Revolta dos Búzios ou a Conspiração dos Alfaiates”, em homenagem aos 221 anos do levante.

“Diante da importância histórica e cultural da Revolta dos Búzios, acredito que a Comissão tem o dever de se somar às mais diversas entidades na comemoração dos 221 anos deste movimento revolucionário, cujos principais protagonistas são hoje considerados heróis da Pátria brasileira”, completou a deputada.

Confira o discurso na Comissão de Cultura: 

*Ascom Alice Portugal