Audiência discute fortalecimento de bancos públicos

Brasília, sexta-feira, 12 de julho de 2019 - 18:49

POLÍTICA

Audiência discute fortalecimento de bancos públicos


Por: Walter Félix*

A Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos realizou terça-feira (9), na Câmara dos Deputados, audiência pública com o objetivo de ampliar o debate sobre sua atuação nos estados, capitais e municípios onde a presença destas instituições tenha relevância.

Richard Silva/PCdoB na Câmara

Segundo o coordenador da Frente, deputado federal Zé Carlos (PT-MA), a articulação de agendas compartilhadas possibilitará unir forças nas unidades federativas e reforçar essa articulação com o Congresso Nacional. "É importante colocar os parlamentares à disposição nos eventos de mobilização", observou.

Hoje, a Frente é composta por mais de 200 deputados e senadores de diversos partidos, além de receber o suporte de entidades sindicais que representam os bancos públicos e movimentos sociais.

O líder da bancada do PCdoB, Daniel Almeida (BA), avaliou que a interação entre estes diferentes atores sociais é “necessária, urgente e de alta relevância” para defender instituições que têm um papel decisivo para o desenvolvimento econômico e social do país.

“Os bancos públicos são um suporte indispensável em diversas áreas, que devido às suas singularidades os bancos privados têm uma atuação limitada”, ressaltou o líder comunista.

Ele citou, como exemplo, a presença do Banco do Brasil no crédito rural, da Caixa Econômica Federal no financiamento da infraestrutura e do BNDES no fomento às atividades industriais, entre outras.
“É necessário que a Frente consiga fazer essa interlocução, integrando estados, municípios e o Congresso Nacional. O fortalecimento das instituições financeiras estatais está relacionado intimamente com a defesa do Brasil e da recuperação da nossa economia”, pontuou.

Para Jair Pedro Ferreira, presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), é importante que cada representante do movimento possa se tornar um agente disseminador da defesa dos bancos públicos.
"Se temos um grande movimento, precisamos conversar com os usuários dos bancos e abrir mais espaço para o debate", afirmou.

O deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) resumiu o trabalho da Frente Parlamentar. "Temos que fazer a defesa do patrimônio público brasileiro, porque o que estamos vendo acontecer é a implementação de um programa de desmonte no conjunto das garantias sociais para que o nosso país não tenha um desenvolvimento soberano", disse.

Também participaram a secretária de Cultura da Contraf-CUT, Fabiana Uehara; o presidente da Associação dos Empregados do Banco da Amazônia (AEBA), Silvio Kanner; e o coordenador do CEE (Comissão Executiva de Empregado) da Caixa, Dionisio Reis, também diretor da Fenae, além de outros dirigentes sindicais.

*Com informações do site Portogente.









Últimas notícias

Notícias relacionadas

Sobre nós
Contatos

Área Restrita
Login
Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, anexo II, sala T-12
Brasília-DF - 70160-900 - Telefone: 55 (61) 3215-9732
ascompcdobcd@gmail.com