O YouTube excluiu de sua plataforma um vídeo da Fundação Alexandre de Gusmão (Funag), órgão ligado ao Ministério das Relações Exteriores, por considerar que seu conteúdo tem o potencial "de causar danos físicos graves ou morte". Intitulada "A nocividade do uso de máscaras", a peça questiona evidências científicas relacionadas à pandemia da Covid-19.

Exibido no dia 3 de setembro, o vídeo é um recorte de palestra proferida por Carlos Ferraz, da Secretaria Nacional da Juventude do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, durante seminário da série denominada "A conjuntura internacional no pós-coronavírus".

Com o ciclo de palestras, a Funag tem colocado em suspeição a palavra de cientistas, médicos e jornalistas. Sem apresentar evidências científicas, o palestrante afirma que as máscaras fazem mal à saúde das pessoas saudáveis.

Após a remoção da peça pela plataforma, deputadas do PCdoB usaram suas redes sociais para repudiar a condução do governo Bolsonaro no combate à pandemia e cobrar do Itamaraty uma postura responsável no enfrentamento da crise sanitária.

A líder da Bancada na Câmara, deputada Perpétua Almeida (AC), considerou uma "vergonha" o fato de uma fundação ligada ao Itamaraty divulgar um vídeo afirmando que o uso de máscaras no combate à Covid-19 é nocivo à saúde. "Barão do Rio Branco está se remexendo no túmulo! Quando os diplomatas brasileiros vão reagir e dar um basta nisso!?", questionou.

Na peça, Ferraz declara que "a máscara não só é inócua no combate à pandemia, mas é também nociva, causa problemas de saúde". Além de não possuir qualquer fundamento científico, a declaração do palestrante vai contra a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o uso das máscaras ser fundamental para auxiliar o combate ao coronavírus. Isso porque o acessório reduz a quantidade de partículas virais expelidas, ajudando a conter a disseminação da doença.

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) também reagiu indignada: “Escandaloso: Governo divulgou no YouTube palestra de funcionário que dizia que máscara causa problemas para a população. Claro atentado à saúde pública! É crime! E não apresentou uma pesquisa sequer para essa baboseira”.