Haroldo Lima sempre presente

Brasília, quarta-feira, 24 de março de 2021 - 17:15

PALAVRA DO LÍDER

Haroldo Lima sempre presente


Por: Renildo Calheiros*

PCdoB da Bahia

O Brasil vive uma tragédia nacional sem precedentes, agravada pela paralisia do governo Bolsonaro diante da pandemia. Hoje devemos chegar à perturbadora marca de 300 mil mortes por coronavírus. Venho à tribuna manifestar profundo pesar e solidariedade a todas as famílias que perderam seus entes queridos.

O dia se tornou ainda mais triste, porque nós do PCdoB perdemos um dos nossos dirigentes históricos mais aguerridos: o ex-deputado federal, Haroldo Lima, que foi líder da nossa Bancada na Constituinte de 1988. Depois de vencer a ditadura militar, ele enfrentou intensa batalha contra o coronavírus, aos 81 anos, e nos deixou na madrugada desta quarta-feira (24).

Ícone de gerações, Haroldo Lima partiu na véspera do aniversário de 99 anos do PCdoB, legenda que ajudou a construir, onde militou com ousadia e coragem para garantir avanços no Brasil nas últimas décadas. Sua trajetória permanecerá viva em nossas mentes e corações. Vou fazer um breve resumo de sua contribuição ao país para prestar uma homenagem a este camarada tão especial.

A defesa da democracia foi uma de suas marcas. Haroldo Lima foi altivo ao resistir à ditadura militar, tendo inclusive sobrevivido à Chacina da Lapa em 1976. Foi preso e torturado. Anistiado político em 1979, participou ativamente da reconstrução democrática.

Porta-voz de ideias progressistas, foi eleito pelo povo baiano como deputado federal por cinco vezes consecutivas a partir de 1982. Teve papel fundamental na edificação de um partido forte em solo baiano, sua terra natal, mas também em nível nacional. Ele nasceu em Caetité em 7 de outubro de 1939.

Engenheiro elétrico de formação, esse militante histórico também atuou em favor da soberania nacional na exploração da riqueza do pré-sal e no fortalecimento da Petrobras. Destacou-se como diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nos governos dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Deixou ainda fértil produção intelectual de artigos, ensaios, livros e vídeos, que nos guiam nas tarefas cotidianas.

O nosso desafio agora é transformar a dor da significativa baixa do campo progressista em luta. O seu legado político estimula que estejamos ainda mais mobilizados em defesa dos interesses dos brasileiros, lutando em favor de vacinas, da economia e da democracia.

Em nome de Haroldo Lima e de todas as famílias que sofrem pela falta de seus parentes, estaremos ainda mais focados no enfrentamento da pandemia, articulando e aprovando medidas concretas no Congresso Nacional para juntos vencermos a Covid-19. Viva, Haroldo Lima! Haroldo Lima sempre presente!

*Deputado federal por Pernambuco e líder do PCdoB na Câmara.









Últimas notícias

Notícias relacionadas

Sobre nós
Contatos

Área Restrita
Login
Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, anexo II, sala T-12
Brasília-DF - 70160-900 - Telefone: 55 (61) 3215-9732
ascompcdobcd@gmail.com