A vitória do candidato da esquerda Luis Arce na eleição da Bolívia neste domingo (18) repercutiu no Parlamento brasileiro como o resgate da democracia naquele país. Ainda não saiu o resultado oficial, mas pesquisa de boca de urna dá a Arce 52,4% dos votos, seguido de Carlos Mesa 31,5% e Camacho 14,1%.

A líder do PCdoB na Câmara, Perpétua Almeida (AC), diz que o povo boliviano reagiu ao golpe que afastou Evo Morales da presidência. “Na Bolívia o povo reage ao golpe, se agiganta e desce o cipó de aroeira nos golpistas garantindo a vitória de Luis Arce”, comemorou. O vice-líder da legenda, deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA) considerou que a eleição de Luis Arce representa na prática a derrota do golpe nas urnas.

Para a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) é muito importante ver um país como a Bolívia resistir e vencer depois o golpe, interferência internacional, violência, mortes, exílios. “Viva o Estado Plurinacional Boliviano e o retorno da democracia naquele pequeno país e Pátria grande”, escreveu a deputada no Twitter.

“Os ventos da democracia voltam a soprar com mais força na América Latina. A Bolívia deu sua resposta ao fascismo. A indicação da vitória de Luis Arce, apoiado por Evo Morales, tem um grande significado e deve motivar as forças democráticas e progressistas no Brasil e no mundo!”, afirmou a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA).

“Parece que, na Bolívia, o povo deu o troco nos golpistas com uma aula de politização e democracia. Veremos se os usurpadores do poder reconhecerão a soberania popular”, avaliou o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP).