Parlamentares apontam erros de Bolsonaro com relação à China e Índia

Brasília, quarta-feira, 20 de janeiro de 2021 - 10:45

POLÍTICA

Parlamentares apontam erros de Bolsonaro com relação à China e Índia


Por: Portal PCdoB

Entraves diplomáticos dificultam acesso do Brasil a insumos para produção de vacinas contra Covid-19.

Reprodução da Internet

Os péssimos resultados da diplomacia brasileira sob o governo Bolsonaro, em especial o seu reflexo na corrida pela aquisição de vacinas da Índia e de insumos da China para a produção da vacina contra a Covid-19 em solo nacional, foram alvo de críticas contundentes de parlamentares do PCdoB.

Nesta quarta-feira (20), a líder do PCdoB na Câmara, deputada Perpétua Almeida (AC), declarou: “Bolsonaro quis abafar a CoronaVac/Butantan anunciando que traria vacina da Índia. A Índia disse não. Como a Índia nos ajudaria, se na OMC, ao votar a quebra de patentes, o Brasil ficou do lado dos EUA, contra a Índia e contra o próprio interesse nacional? Que desastre diplomático!”.

O deputado Daniel Almeida (BA), também se manifestou nesta terça-feira(19), abordando a necessidade da compra de insumos da China e os entraves diplomáticos criados por Bolsonaro e companhia com relação ao país.  “Estamos avançando na imunização, porém por conta dos frequentes ataques do governo Bolsonaro à China, a importação de insumos para produção das vacinas está prejudicada. O drama da falta de oxigênio permanece e agora atinge o Pará. De um lado vem a esperança de superar a pandemia e do outro o governo inerte na defesa pela vida”.

Jandira Feghali, deputada pelo Rio de Janeiro, também demonstrou sua indignação: “Os insumos para fabricação da vacina chinesa estão acabando e dependemos de novo estoque para o nosso país seguir salvando vidas. E o Governo Bolsonaro, subalterno do tosco Trump, explodiu as pontes diplomáticas com a nação chinesa. A culpa é de Bolsonaro sim!”.

Neste mesmo sentido, o deputado Orlando Silva (SP), apontou: “A embaixada da China no Brasil oferece ajuda para resolver o apagão de oxigênio no Amazonas diretamente ao governo estado. O que significa? O Itamaraty não existe como interlocutor. O governo Bolsonaro é a própria destruição do país”.

O parlamentar também salientou que “dependemos de insumos da China para a fabricação própria da Coronavac. O governo Bolsonaro inviabilizou as relações com o país e, nesse momento, a Câmara dos Deputados busca intermediar acordo para fornecimento. Será o Legislativo consertando as asneiras do Executivo.  E completou: “É inacreditável. Temos um governo que erra quando faz, quando não faz e quando fala o que vai fazer. Cometem crimes por ação, omissão e por incompetência. Nunca se passou nada parecido. Sem trocadilhos, mas Bolsonaro conseguiu colocar o Brasil abaixo do Butão na fila da vacina”.









Últimas notícias

Notícias relacionadas

Sobre nós
Contatos

Área Restrita
Login
Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, anexo II, sala T-12
Brasília-DF - 70160-900 - Telefone: 55 (61) 3215-9732
ascompcdobcd@gmail.com