Câmara começa semana com pauta ainda indefinida

Brasília, sexta-feira, 18 de junho de 2010 - 16:28      |      Atualizado em: 22 de junho de 2010

SEMANA DE 21 A 25 DE JUNHO

Câmara começa semana com pauta ainda indefinida

Previsão de quórum baixo e atraso na definição da pauta de votações deixa a Câmara ainda sem definição dos trabalhos.

  
A semana começa sem a Secretaria da Mesa anunciar a pauta de votações afora as cinco Medidas Provisórias que estão bloqueando a ordem do dia. A ausência do Presidente Temer, em viagem à Europa, e o desencontro entre Marcos Maia, presidente interino, e grandes líderes da Casa sobre as matérias a serem pautadas, podem explicar o atraso.

Outro fator de incerteza são as festas juninas que se iniciam na quarta-feira, principal dia de votações, e que tradicionalmente trazem baixo quórum para os trabalhos da Casa.

O Líder do Governo, Cândido Vaccarezza, que impediu a votação do Projeto de Lei do Pré-sal na semana que findou, agora anuncia que ele estará na pauta desta semana, juntamente com a PEC 300, que estabelece o piso salarial nacional dos policiais militares. Mas a incerteza é o que caracteriza este começo de semana.

Há três Medidas Provisórias importantes na pauta. A MP 483 transforma em ministério as Secretarias de Direitos Humanos, de Políticas para as Mulheres e a de Portos, transferindo também a execução da política de saúde indígena da Funasa para a estrutura do Ministério da Saúde. A MP 485 institui o Programa Especial de Fortalecimento do Ensino Médio. E a MP 487 autoriza a concessão de subvenção econômica ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, em operações de financiamento destinadas à aquisição e produção de bens de capital e à inovação tecnológica.

Nas Comissões

Haverá duas importantes votações e três audiências de destaque nesta semana. A Comissão Especial sobre o Estatuto da Juventude fará reunião nesta terça-feira à tarde para discutir e votar o parecer da relatora, Deputada Manuela D´Ávila. Na quarta-feira, à tarde, a Comissão Especial sobre a Reforma Universitária também apreciará o parecer do Relator Deputado Jorginho Maluly.

Na terça-feira à tarde, a Comissão da Amazônia realiza audiência para discutir o "tráfico de água doce no Brasil", com a presença de Nelson Jobim, Ministro da Defesa. Na quarta-feira, também à tarde, a Comissão da Amazônia discutirá o Projeto de Lei 5.454, de 2009 que trata do Fundo da Marinha Mercante, tendo como expositor Paulo Passos, Ministro dos Transportes.

Na quinta-feira, pela manhã, a Comissão de Finanças e Tributação – CFT realizará audiência com o Presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, para debater as mudanças no setor de cartão de crédito.

A Comissão Especial do Código Florestal não se reunirá esta semana. Sua próxima reunião, para debater e votar o parecer do relator, Deputado Aldo Rebelo, está marcada para o próximo dia 28, segunda-feira.

Veja mais detalhes dos trabalhos do Plenário e das Comissões na pauta da semana.








Últimas notícias

Notícias relacionadas

Sobre nós
Contatos

Área Restrita
Login
Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, anexo II, sala T-12
Brasília-DF - 70160-900 - Telefone: 55 (61) 3215-9732
ascompcdobcd@gmail.com