O Brasil bateu novo recorde de mortes por Covid-19 nesta quarta-feira (10). Dados divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) indicam a triste marca de 2.286 mortes nas últimas 24 horas no país, totalizando 270.656 vidas perdidas.

“É alarmante. Chocante”, afirmou a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) reforçou o dado, lembrando que o Brasil vive uma verdadeira tragédia. "O momento é desesperador e a tendência é piorar. Não temos dúvidas de que chegamos a essa tragédia porque não temos um governo que se preocupa com a vida. O negacionismo de Bolsonaro mata!", destacou.

Para o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) esta é uma tragédia sem precedentes. “A responsabilidade é de quem negligenciou a vacina, sabotou o isolamento social, desaconselhou uso da máscara, fez piada das mortes. Esse genocida pagará por cada vida perdida”, disse.

A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) também apontou a responsabilidade do presidente da República, visto que se “recusou a comprar vacinas” para imunizar a população.

Vale lembrar que Bolsonaro desdenhou da Coronavac e chegou a proibir a compra da “vachina”, como classificou o imunizante, pelo Ministério da Saúde, além de ter vetado a compra de 70 milhões de doses da vacina da Pfizer no ano passado. 

Para a deputada Professora Marcivânia (PCdoB-AP), “em uma nação com governo minimamente focado nas demandas da população, uma grande força-tarefa teria sido mobilizada para evitar tantas mortes. Não é o caso do Brasil”.

Esta é a primeira vez que o Brasil ultrapassa duas mil mortes em um único dia em decorrência da Covid-19. O recorde anterior havia sido registrado nesta terça-feira (9), quando ocorreram 1.972 óbitos, segundo o Conass.