O vice-líder do PCdoB, deputado Márcio Jerry (MA), defendeu, nesta segunda-feira (16), a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Vaza Jato. Em meio à pressão para que o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) acolha o pedido feito por 175 parlamentares e diante da tentativa de obstrução por parte da base aliada do governo, Jerry afirmou que a instalação da CPI é um instrumento democrático para averiguar as possíveis ilegalidades cometidas por membros do Judiciário brasileiro.

“A lei é para todos. Se um juiz e procuradores montaram um conluio político estruturado em ilegalidades, têm que ser investigados, sim. Eles têm o direito de se defender das pesadas, gravíssimas, suspeitas que sobre eles recaem. A CPI é instrumento democrático para apurar suspeitas”, declarou.

Na opinião do parlamentar, as tentativas de esfacelamento do ambiente político do Brasil apontam para a necessidade de união das forças de todos os campos para preservação da normalidade democrática. “O fato é que o ambiente democrático a todo dia é fraturado por Bolsonaro e sua gente. Isso requer, a todo o instante, o reforço dos campos políticos que tem referências na Constituição. Total combate contra o fascismo que se apresenta desinibido e ameaçador”, concluiu.

*Ascom Márcio Jerry