Câmara aprova laudo permanente para autistas

Brasília, quarta-feira, 10 de maio de 2023 - 16:1      |      Atualizado em: 11 de maio de 2023 - 17:33

SAÚDE

Câmara aprova laudo permanente para autistas


Por: Da Redação

Proposta beneficia também pessoas com deficiência. O tema foi discutido em audiência pública na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara dos Deputados na terça-feira (9).

Richard Silva/PCdoB na Câmara
Alice Portugal é autora de projeto sobre laudo permanente para pessoas com deficiência

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (10) projeto de lei que torna indeterminado o prazo de validade de laudo atestando deficiência permanente ou Transtorno do Espectro Autista (TEA). A proposta será enviada ao Senado.

A proposta altera tanto o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei Brasileira de Inclusão) quanto a lei que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com TEA (Lei 12.764/12).

No Parlamento, essa luta foi liderada pela deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), que teve o projeto aprovado. Nesta semana, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência fez audiência discutindo a proposta da parlamentar.

"Essa aprovação foi muito importante. As pessoas com deficiência e TEA terão mais facilidade de acesso a políticas públicas e terão sua dignidade garantida", resume a deputada.

Especialistas e parlamentares avaliaram ações a serem implementadas em benefício de brasileiros com TEA durante audiência da comissão. O debate foi proposto por Alice e pelo presidente do colegiado, Márcio Jerry (PCdoB-MA).

Jerry reforçou o compromisso de ampliar a discussão do tema junto à sociedade civil. A ideia é buscar, a partir da legislação, melhorar as condições da pessoa com deficiência em todo o Brasil.

"Essa condição humana é imutável. Nessa condição, portanto, a ideia do laudo permanente é proteger essas pessoas, além de garantir que tenham acesso mais rápido e ininterrupto às políticas públicas, que tenham também facilitações em relação ao próprio sistema privado, sem a interrupção de direitos adquiridos, a partir da contratualização de planos de saúde”, defende Alice Portugal.

Segundo a deputada, uma família não deixará de fazer o acompanhamento do seu filho, porque ele tem o laudo permanente.

“O acompanhamento é uma coisa, o laudeamento é outra. E esse laudo garante que não haja interrupção e que também se diminua o peso sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) de permanente mobilização pericial. A mesma coisa em relação ao setor privado”, explica a parlamentar baiana.

A deputada estadual Andréa Werner, fundadora do Instituto Lagarta Vira Pupa, destacou que o desconhecimento do espectro do autismo interfere no diagnóstico de crianças e de adultos. Isso inviabiliza o acompanhamento adequado do autista.

“Falta conhecimento de especialistas para diagnosticar todos os níveis de autismo. Isso afeta tanto crianças, que têm grau leve, quanto pessoas que chegam à vida adulta com esse mesmo grau, e não são assistidas pela rede pela falta de um diagnóstico preciso”, relatou.

Adriana Reis, psicóloga clínica, contribuiu no debate dando ênfase à necessidade de emissão de laudos permanentes às pessoas que já têm deficiência comprovada, mas enfatizou a necessidade de que esse documento seja emitido por profissionais capazes de identificar os espectros do autismo.

“Precisamos de formação, profissionais especializados que sejam capazes de identificar os espectros do autismo, e que se tenha um olhar mais sensível, analisando aspectos psicológicos e pedagógicos para que o laudo esteja devidamente embasado e possa ser emitido de forma permanente”, pontuou.

Também participaram da audiência o presidente de honra do Movimento Orgulho Autista Brasil, Fernando Cotta, coordenadora regional do Instituto Lagarta Vira Pupa – Bahia, Marleide Nogueira, além de representantes da sociedade civil que são autistas e que convivem com pessoas com autismo.

*Com informações da Agência Câmara e da Ascom de Márcio Jerry.


 









Últimas notícias

Notícias relacionadas

Sobre nós
Contatos

Área Restrita
Login
Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, anexo II, sala T-12
Brasília-DF - 70160-900 - Telefone: 55 (61) 3215-9732
ascompcdobcd@gmail.com